Empreendedorismo sênior cresce no Brasil e alcança número recorde

O Brasil contabilizou, no fim do ano passado, o dado recorde de 4,3 milhões de seniores donos de negócios (com 60 anos ou mais), que representaram também um percentual inédito na participação desse público no universo de empreendedores no país.

Pesquisa realizada pelo Sebrae, com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), mostra que, no intervalo de 12 anos (entre 2012 e 2024), o número de donos de pequenos negócios com 60 anos ou mais cresceu 53%. Além disso, o grupo está mais escolarizado e teve um incremento na sua diversidade, com uma maior participação de mulheres e negros.

A comparação entre os dados de 2012 e 2024 mostram que os empreendedores seniores reduziram em 22 pontos percentuais (p.p.) a proporção de pessoas sem instrução ou que não completaram o ensino médio e ampliaram em mais de 10 p.p a presença de empreendedores com o ensino médio e em 8 p.p o de donos de negócios com ensino superior incompleto ou mais.

O levantamento revela também que apesar de manterem poucas horas de trabalho dedicadas ao negócio, os empreendedores seniores ainda possuem um dos melhores rendimentos entre as faixas etárias e os empreendimentos com maior tempo de atividade.

Foto: Divulgação.

Maior diversidade

O levantamento do Sebrae indica ainda que houve uma evolução na participação de mulheres e de pessoas negras entre os seniores donos de negócios. Apesar de as empreendedoras ainda representarem apenas 29,9% do universo de empreendedores seniores, esse foi o melhor resultado da série histórica; e a participação negra cresceu 2,1 p.p. em relação a 2023.

Dados da pesquisa

  • 4,3 milhões: recorde no número absoluto de empreendedores seniores em 2024;
  • 14,3%: maior percentual já contabilizado entre os donos de pequenos negócios;
  • 29,9%: percentual de mulheres no universo de donos de negócio seniores;
  • + 2,1 p.p: crescimento da participação negra entre os empreendedores seniores;
  • – 22,2 p.p.: redução entre os empreendedores seniores que não completaram o ensino fundamental ou são sem instrução em relação a 2012;
  • + 10,4 p.p.: aumento na proporção de empreendedores seniores com ensino médio (em relação a 2012);
  • + 8,3 p.p.: aumento na proporção dos empreendedores seniores que possuem ensino superior incompleto ou mais (em relação a 2012);
  • + 1,7 p.p.: aumento de no percentual de Seniores DN com registro de CNPJ entre 2015 e 2024.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.