Expectativa para o Dia das Mães é de crescimento nas vendas em 2025

O Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelo comércio brasileiro e costuma ser sinônimo de aumento nas vendas e visibilidade para os pequenos negócios. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as vendas, em 2025, devem movimentar R$ 14,37 bilhões – alta de 1,9% em relação ao ano anterior.

O ramo de vestuário, calçados e acessórios deve ter a maior previsão de faturamento, cerca de R$ 5,63 bilhões, seguido do setor de farmácias, perfumarias e cosméticos, com R$ 3,02 bilhões. O gerente de Relacionamento do Sebrae, Enio Pinto, destaca também o setor de experiências como um diferencial na hora de presentear.

O cliente paga o preço como sempre, mas quer receber valor. E o valor é uma equação simples: é a entrega do benefício que ele está querendo adquirir, por meio de uma vivência, de uma experiência memorável e incrível. Vivemos o que os especialistas também chamam de uma ‘servitização’ da economia, produtos virando serviço”, analisa. “Todo esse contexto leva o cliente a procurar muito uma experiência. Então, os negócios de pequeno porte podem buscar parcerias com outros empreendimentos convergentes para tentar fazer essa entrega, como a venda de combos que levem o cliente até essa sensação de uma experiência memorável”, completa Enio.

Data especial

Foto: divulgação.

Para as floriculturas, o Dia das Mães é a data mais expressiva do ano, quando se trata de volume de vendas. A empreendedora Bruna Rodrigues está à frente, há 11 anos, da Flora de Série, floricultura de Belo Horizonte (MG). O estabelecimento prepara lançamentos especiais para a data comemorativa.

“A nossa expectativa é altíssima. A gente fez um lançamento, um novo arranjo com flores clássicas, em um design contemporâneo que é a assinatura da Flora de Série. O nosso DNA é trabalhar com flores exóticas, flores nobres, mas sempre valorizando um design artístico e contemporâneo”, projeta Bruna.

A empreendedora espera que o Dia das Mães de 2025 bata o recorde de faturamento da Flora de Série. Além de reforçar a montagem dos arranjos, a divulgação da loja nas redes sociais foi reforçada no período.

Divulgação e relevância

Uma das maneiras de conseguir mais clientes é o caminho dos anúncios pagos em redes sociais. Mais do que a presença digital, é essencial ter uma presença efetiva e consistente. Um dos combos mais comuns, segundo Enio, é o uso do Instagram para publicações de divulgação e o WhatsApp para atendimento. Porém, para o gerente do Sebrae, a personalização da venda é o verdadeiro diferencial dos pequenos negócios. “O pequeno empreendedor consegue personalizar muito em função de que ele tem relacionamento com o cliente dele, portanto, vai ofertar promoções que dizem respeito ao histórico de compras”, ressalta.

Erros comuns

Para o gerente, os empreendedores devem ficar atentos para evitar três erros comuns: mix de produtos, preparação da equipe e ambiente de vendas. Não ter um mix de produtos adequado para o cliente é resultado da desatualização das tendências na área de atuação e da desatenção ao histórico de consumo do cliente.

Um outro erro muito comum é você não ter a sua equipe preparada, não estar capacitada, treinada para fazer vendas simultâneas, vendas concomitantes. Além de você também não pensar em comissões progressivas para que não só o cliente ganhe, mas para que a sua equipe de vendas também ganhe nessas datas comemorativas. Enio Pinto, gerente de Atendimento ao Cliente do Sebrae.

Outro ponto relevante é cuidar do ambiente de vendas, tanto no ambiente físico quanto no digital . “Ambos têm que estar, de alguma maneira, incorporados à temática, à data do calendário que você vai estar se beneficiando”, lembra o gerente do Sebrae.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.