É #FAKE que Justiça de Portugal deu 90 dias para Gilmar Mendes explicar patrimônio no país


Questionado, Ministério Público português disse que uma pesquisa por registros internos não apontou qualquer cobrança de explicações direcionada ao ministro do STF. É #FAKE que justiça de Portugal tenha dado 90 dias para Gilmar Mendes explicar patrimônio no país
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo no qual uma mulher diz que Portugal deu 90 dias para o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se explicar a respeito de investimentos em faculdades e imóveis no país. É #FAKE.

g1
🛑 O que diz a publicação falsa?
O vídeo tem uma mensagem que diz: “Portugal dá 90 dias para Gilmar se explicar”.
Na gravação, uma mulher diz: “Eu tenho uma fofoca para te contar […]. Algum tempo atrás aqui, neste canal, eu disse para você que tinha que cobrar das autoridades portuguesas de onde que os juízes brasileirosestavam tirando dinheiro para investir aqui em Portugal. Investir em faculdade, em casa – em imóveis. Pois, então, e não é que deu certo? Autoridade de Portugal deu 90 dias para o Gilmar se explicar de onde que ele tá tirando dinheiro para investir aqui em Portugal. […] ”
⚠️ Porque a publicação é falsa?
Questionado pelo Fato ou Fake, o Ministério Público de Portugal respondeu, por e-mail: “Apenas com os elementos fornecidos, dos quais não consta qualquer referência geográfica, efetuamos pesquisas no Ministério Público de Lisboa, as quais não devolveram resultados [sobre uma cobrança por explicações direcionada a Gilmar Mendes].
Também por e-mail, o STF afirmou:
“Não há nenhum imóvel ou investimento do ministro Gilmar Mendes bloqueados pela Justiça portuguesa e tampouco uma investigação de conhecimento do ministro que o tenha como alvo, portanto a informação de que há um prazo de resposta é falsa. O ministro também desconhece qualquer ordem oriunda dos Estados Unidos ao governo de Portugal envolvendo o seu patrimônio”.
A mulher que aparece no vídeo não dá detalhes de sua alegação que permitam comprová-la – e não há registros públicos do que ela está falando. O perfil dela no TikTok publica frequentemente mensagens falsas.
O Fato ou Fake já desmentiu alegações dela. Veja, abaixo, exemplos:
É #FAKE que TSE destrua urnas eletrônicas para ocultar dados eleitorais
É #FAKE que o governo brasileiro comprou o Globo de Ouro para Fernanda Torres
É #FAKE que justiça de Portugal tenha dado 90 dias para Gilmar Mendes explicar patrimônio no país
Reprodução
Veja também
É #FAKE vídeo de Virginia Fonseca ao lado de filha anunciando PIX de R$ 1 mil para seguidores; trata-se de golpe
É #FAKE vídeo de Virginia ao lado de filha anunciando PIX de R$ 1 mil para seguidores
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.