É #FAKE que imagem de idosa em casa alagada tenha sido no Rio Grande do Sul


O vídeo falsamente atribuído à tragédia no RS viralizou no começo de março deste ano e foi gravado no município de Corrientes, no norte da Argentina. É #FAKE que imagem de idosa em casa alagada tenha sido no Rio Grande do Sul
Reprodução
Circula pelas redes sociais um vídeo de uma mulher cuidando de um cachorro em uma casa alagada, com água até os joelhos. A legenda alega que a idosa seria do Rio Grande do Sul, e que estaria aguardando resgate em meio à enchente que atinge o estado.
A publicação #É FAKE.
selo fake
g1
O vídeo, na verdade, viralizou no começo de março deste ano, antes das chuvas atingirem o Rio Grande do Sul, e foi gravado no município de Corrientes, no norte da Argentina.
A mulher que aparece nas imagens se chama Floriana Rodas e tem 85 anos. A história dela foi amplamente retratada por veículos locais, após seu vídeo ser publicado durante uma inundação que atingiu o município em 3 de março deste ano.
Dois dias depois, veículos como o “República de Corrientes”, “Canal 5 TV”, “Corrientes en el Aire” e a “Radio Dos” publicaram a história de Floriana. Ela foi gravada pelo seu filho enquanto aguardava a água baixar no bairro de Laguna Seca. O canal argentino “Norte Grande Federal TV” a entrevistou após a situação se normalizar. Ela conta que a água não parava de subir e que se preocupou em salvar os animais da casa.
Segundo o jornal argentino “La Nación”, a chuva que atingiu a cidade deixou quase mil pessoas desabrigadas. Autoridades da província de Corrientes classificaram o evento como a pior catástrofe climática enfrentada na região.
LEIA TAMBÉM:
É #FAKE que ministério só aceite doação internacional de bens usados para o Rio Grande do Sul
É #FAKE que vídeo mostre descarte de alimentos doados para vítimas dos temporais no RS
É #FAKE que vídeo mostre agressão a prefeito de Canoas em ginásio no Rio Grande do Sul
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.