Qual é a temperatura certa para armazenar e servir vinho?


Cada tipo de vinho tem sua temperatura ideal de serviço. A de armazenamento, por outro lado, pode ser a mesma, mas deve permanecer constante. Qual é a temperatura certa para armazenar e servir vinho?
Erge/Pixabay
O vinho deve ser servido nas condições ideais para que as sutilezas do aroma, sabor e toque da bebida não se percam. Os cuidados com a guarda e o serviço (ato de servir) do vinho são essenciais para isso.
Entenda se todo vinho precisa envelhecer?
A temperatura certa ou errada de armazenamento pode significar a diferença entre uma experiência prazerosa ou a perda de todas as garrafas, segundo José Barboza, diretor executivo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP).
As condições ideais
🌡️ O armazenamento do vinho deve ser feito a temperaturas constantes de 13°C a 14°C.
O ponto chave é que as garrafas permaneçam em um ambiente controlado, de preferência sem incidência de luz solar, variações de temperatura ou trepidações físicas.
“Quando exposto a temperaturas elevadas ou com muitas variações, o vinho sofre muito, em alguns casos encurtando sua evolução ao ponto de estragar o líquido”, alerta Barboza.
Para isso, é mais interessante utilizar uma adega climatizada do que uma geladeira, já que esta última é aberta e fechada constantemente, causando variações de luz e temperatura.
Servir ou guardar?
“Não se deve confundir temperatura de guarda com temperatura de serviço”, diz o sommelier. “Para servir o vinho e ter uma boa experiência, você deve antes preparar a garrafa na temperatura ideal para cada estilo”, completa.
As temperaturas de serviço de cada tipo de vinho são as seguintes:
🍷 Tintos: 14°C a 18°C
🥂 Brancos: 7°C a 10°C
🍾 Espumantes: 6°C a 9°C
Para preparar uma garrafa para o serviço, Barboza indica usar um balde com gelo e água por alguns minutos.
Para os espumantes, são necessários 30 minutos, para os brancos, 20 minutos, e, para os tintos, de 5 a 10 minutos.
Veja abaixo uma lista de rótulos, adegas e acessórios para ajudar a degustar seu vinho na temperatura ideal. Os produtos custavam de R$ 30 a R$ 2.400, em junho, nas lojas consultadas.
Bodegas Lozano Lobo Negro Branco
Patas Torrontés 2021
Santa Alicia Reserva Chardonnay 2020
Balde de gelo 4,5 l Mimo
Kit para vinho Euro 4 peças
Porta-vinho Mundiart
Adega do Marquês Vinho Regional Tejo
Santa Alicia Merlot Valle Central 2020
Viña Oria D.O.P. Cariñena Tempranillo 2020
Adega EOS EAC33D 33 garrafas
Adega Electrolux WSF24 24 garrafas
Adega Suggar Toulouse AD2711IX 29 garrafas
Chandon Brut Réserve
Casa Valduga 130 Brut Blanc de Blanc
Moutard Grande Reserve Nature
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.
De onde vem o vinho
Adicionar aos favoritos o Link permanente.