Caso você tenha decidido não pagar a taxa de R$ 10 cobrada pela Amazon Prime Video para se livrar de anúncios, 10% de seu tempo pode estar sendo dedicado a eles. Segundo a Adweek, o sistema de streaming é o que mais passa propagandas em sua programação, tendo dobrado o tempo dedicado a elas nos últimos meses.
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Um estudo feito pela empresa afirma que, a cada 60 minutos dedicados ao serviço, pelo menos 6 são ocupados por intervalos comerciais. Isso é resultado de um plano anunciado pela empresa em outubro de 2024, quando ela revelou que pretendia ser mais agressiva em sua monetização.
Amazon Prime Video é bastante agressiva em seus anúncios
Embora o tempo de 6 minutos seja relativamente pequeno em comparação a uma rede de TV aberta, por exemplo, ele ainda é considerado bastante agressivo para uma plataforma de streaming. Antes da mudança, a Amazon Prime Video costumava exibir cerca de 3 minutos e meio de propagandas a cada hora de programação.
- Originalmente, o plano básico do Prime Video não trabalhava com anúncios;
- Em abril de 2025, a empresa passou a exibir propagandas, sem mudar o valor da assinatura mensal;
- Para quem deseja se livrar delas, é preciso pagar R$ 10 adicionais a cada mês;
- A cobrança foi considerada indevida pela justiça, que considerou a mudança uma violação do Código de Defesa do Consumidor.
Além de o plano básico da Amazon Prime Video ter passado a exibir propagandas, ele também não cobre algumas tecnologias como o Dolby Atmos e o Dolby Video. A plataforma também se diferencia de concorrentes por não oferecer transmissões na resolução 4K — resultado do fato de a empresa não querer pagar os custos de licenciamento de codecs.
Amazon não esclarece como trabalha com anúncios
Embora a pesquisa da Adweek cite diretamente representantes da Amazon, a empresa se recusou a comentar sobre as informações assim que elas se tornaram públicas. Ao Ars Technica, ela afirmou simplesmente que “continua focada em priorizar inovações em anúncios em vez de volume”.
Um de seus representantes também afirmou que ela vai continuar trabalhando em novos formatos de propagandas que beneficiem tanto marcas quanto anunciantes. No entanto, a companhia não fez qualquer comentário sobre ter aumentado o tempo que os consumidores esperam para ver seus filmes e séries.
Antes das mudanças, a companhia havia divulgado publicamente que estava comprometida a passar menos propagandas do que concorrentes de streaming — o que não se mostrou ser verdade. Ainda assim, a quantidade é inferior à da TV linear, que dedica 13 a 16 minutos de cada hora à exibição de anúncios.
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Segundo Doug Paladino, diretor programático da PMG, o motivo para o aumento de tempo vem do fato de muitas pessoas têm uma assinatura do Prime Video, mas não usam o serviço. Assim, a empresa teve que aumentar sua carga de anúncios para conseguir equilibrar melhor as receitas resultantes de quem realmente está assistindo à programação.
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