O primeiro dia do Sebrae na XXVI Marcha dos Prefeitos, realizada na capital federal de 19 a 22 de maio, começou com o debate do acesso a crédito. O painel “Retenção de Riqueza nos Municípios e Desenvolvimento Local: Captação de Recursos Municipais por Cooperativas de Crédito” reuniu representantes do governo e de entidades públicas para discorrer sobre o tema.crédito
Participaram do evento o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG); o representante do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, Alessandro Chaves; o pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Adson Oliveira; e o analista de Desenvolvimento Territorial e coordenador de Contas Públicas e Acesso a Crédito do Sebrae, Hudson Costa.
Hudson explicou como o programa Cidade Empreendedora traz um conjunto de soluções para fomentar o empreendedorismo na economia local. Mais do que o acesso a crédito, Hudson reforçou que os pequenos negócios podem se beneficiar muito ao atender às compras públicas dos seus municípios.
“Ao todo, 74% dos fornecedores de serviço ou produto para o governo foram de micro e pequenas empresas e esse número está crescendo. Das compras que foram homologadas, ou seja, que chegaram até o fim, 83% foram para a mão das micro e pequenas empresas”, apontou.
Organizado em 10 eixos de atuação, o programa Cidade Empreendedora contempla diversas temáticas como desburocratização, empreendedorismo nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de Salas do Empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.
Inclusão financeira

Defender cooperativismo e municipalismo é defender a mesma coisa, porque municipalismo é se preocupar com a qualidade de vida de quem está ali, no município, e cooperativa é se preocupar com as possibilidades de êxito de quem empreende ali.
Domingos Sávio, deputado federal.
O pesquisador Adson Oliveira ressaltou não só os resultados financeiros do acesso a crédito, mas o impacto social gerado nas localidades com cooperativas. “Os municípios, após a abertura da cooperativa de crédito, tiveram em média 8% menos famílias cadastradas no Cadastro Único por mil habitantes e teve uma redução de 8,1% das famílias pobres ou extremamente pobres”, revelou.

A capilaridade e rápida expansão de municípios com cooperativas foi tema da apresentação de Alessandro Chaves. “O tema das compras governamentais eu acho que é o principal link que a gente teria com o Sebrae, com esse desafio de ampliar a base”, apontou Alessandro. “Quando a gente capta recurso, a gente normalmente capta em uma condição melhor do que a prefeitura consegue”, comparou.
Programação
Além de um estande próprio, o Sebrae será parceiro da Receita Federal, que estará presente na Marcha dos Prefeitos com uma equipe de especialistas apresentando o trabalho realizado nos Pontos de Atendimento Virtual (PAVs).
A sessão solene de abertura está prevista para terça-feira (21), às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara e do Senado, além de ministros e prefeitos de todo o país. Ao todo, são esperadas 2.500 pessoas na cerimônia. A expectativa é que mais de 5 mil gestores públicos compareçam aos três dias do evento.
Sustentabilidade dos pequenos
No último painel do dia, “Governança Climática Municipal: Desafios e Soluções Nos Territórios Carbono Neutro”, o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Jeconias Rosendo, apresentou um histórico dos acordos climáticos e das políticas públicas aplicadas na realidade dos pequenos negócios brasileiros. O painel também contou com a participação da coordenadora do projeto Roadmap Território Carbono Neutro, Denise Messias.