O talento dos pequenos produtores rurais na produção de geleias foram destaque do Prêmio CNA Brasil Artesanal, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com Sebrae, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA-SP). Os vencedores foram anunciados na noite dessa terça-feira (13), em Brasília (DF).
Pela primeira vez, o concurso, que é realizado desde 2019, volta-se para a produção de geleias. Sob o comando da produtora rural Hortência Osaqui, a Fazenda Bacuri levou o segundo lugar em duas categorias da premiação com a geleia simples de Bacuri Orgânico e com a geleia mista de cupuaçu com pimenta orgânico.
Estar aqui como amazônida, do estado do Pará, e ser a segunda melhor geleia do Brasil, com uma fruta típica, pra mim, já é a Amazônia em primeiro lugar.
Hortência Osaqui, produtora rural.
Filha de imigrantes japoneses, ela comentou que recebeu o legado do pai que escolheu a Amazônia para viver. “Meu pai acreditava que a agricultura familiar poderia mudar a vida das pessoas da Amazônia, principalmente por meio do bacurizeiro”, disse, emocionada.

União pelos pequenos produtores
Durante a abertura da premiação, o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltou a importância da união em prol dos pequenos produtores. No programa Juntos pelo Agro, o Sebrae atua em parceria com o Sistema CNA/Senar com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de produtores rurais, melhorando sua competitividade e acesso a mercados.
Trabalhamos juntos pelos que mais precisam de nós e olhamos para eles não como coitadinhos que precisam sobreviver, mas com olhar de prosperidade, sucesso, diferenciação e valor.
Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae.
Segundo ele, com a capilaridade do Sebrae e do Sistema CNA/Senar é possível chegar mais perto dos produtores que não têm tempo de sair da propriedade para se capacitar. Na ocasião, o presidente do CNA/Senar, João Martins, reforçou o compromisso com os pequenos produtores, a fim de apoiá-los para que possam se capacitar de forma contínua e alcançar mercados até mesmo fora do Brasil.
“O Senar passou por mudanças para que pequeno produtor pudesse ser capacitado para ter um diferencial e ter resultado na vida”, frisou.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores:
Categoria – Geleia Simples
1º lugar – Geleia Bergamota da Casa Piovene – Gramado (RS)
2º lugar – Geleia Bacuri Orgânico da Fazenda Bacuri – Geleias Osaqui – Bragança (PA)
3º lugar – Geleia de Laranja da Léia Fardin Doces Artesanais Caseiros – Santa Rita do Passa Quatro (SP)
4º lugar – Geleia de Pêssego da Geleias da Bisa – Porto Alegre (RS)
5º lugar – Geleia de Figo da Geleias Bachmann Artesanal – Rio do Sul (SC)
Categoria – Geleia Mista
1º lugar – Geleia de Abacaxi com Pimenta da Geleias do Rancho – Formiga (MG)
2º lugar – Geleia de Cupuaçu com Pimenta Orgânico da Fazenda Bacuri – Geleias Osaqui – Bragança (PA)
3º lugar – Geleia de Abacaxi com Pimenta da Geleias da Jô – Estreito (MA)
4º lugar – Geleia de Butiá com Cachaça da Geleia de Lá Guardia – Santo Ângelo (RS)
5º lugar – Geleia de caju com pimenta da Clamar Geleias Artesanais – Jundiaí (SP)