Inmet confirma queda nas temperaturas em SP, RJ e MG

O cenário climático no Brasil para esta terça-feira apresenta uma diversidade de condições em várias regiões. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma faixa de instabilidade se estende do Amapá até o oeste do Amazonas, resultando em chuvas no extremo norte do país. No litoral sul da Bahia e no norte do Espírito Santo, a previsão também indica precipitações contínuas ao longo do dia.

No Sudeste, a manhã será caracterizada por nevoeiros e céu encoberto, especialmente em áreas litorâneas e serranas de São Paulo, onde há possibilidade de chuvas leves. Um sistema de alta pressão em níveis superiores mantém o ar mais frio e seco, o que leva a temperaturas baixas nas primeiras horas do dia, seguidas por um leve aquecimento à tarde e novo resfriamento à noite.

Quais são os alertas emitidos pelo Inmet?

O Inmet emitiu alertas de “perigo potencial” para algumas regiões. As previsões indicam chuvas acumuladas de até 50 mm por dia e ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h. Um dos alertas cobre a área que vai do norte do Amapá ao oeste do Amazonas. Outro alerta se aplica ao litoral norte do Espírito Santo até o litoral sul da Bahia, onde há um risco menor de alagamentos e deslizamentos localizados.

Confira os alertas para cada região – Fonte: Inmet

Quais as condições climáticas no Sudeste?

No Sudeste, o dia começa com nevoeiros e céu nublado, especialmente em áreas costeiras e serranas de São Paulo, onde há chances de chuvas leves. Um sistema de alta pressão em níveis elevados mantém o ar mais frio e seco, resultando em temperaturas baixas nas primeiras horas do dia, seguidas por um leve aquecimento à tarde e novo resfriamento à noite.

O frio será mais intenso até quinta-feira, especialmente nas manhãs. A sensação térmica deve ser ainda mais baixa em estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Como está o clima no interior do Nordeste e Centro-Oeste?

Nas regiões interiores do Nordeste e do Centro-Oeste, o clima é dominado por ar quente e seco, o que impede a formação de nuvens de chuva. Isso resulta em temperaturas mais elevadas durante o dia, proporcionando um ambiente mais estável e sem grandes variações. Destaca-se uma tendência de aumento na temperatura nas cidades como Teresina e Cuiabá.

Previsão do tempo para cada região do país – Fonte: Inmet

Quais as medidas de segurança para áreas com chuva intensa?

Para as áreas mais afetadas pelas chuvas, o Inmet recomenda precauções para garantir a segurança da população. É aconselhável evitar sair durante o mau tempo, monitorar mudanças em encostas e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Outras instruções incluem:

  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
  • Monitorar alterações em encostas;
  • Permanecer em locais seguros e abrigados;
  • Proteger pertences em caso de inundações, utilizando sacos plásticos;
  • Buscar informações adicionais junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Além disso, para as áreas de risco no Sudeste, é importante estar preparado para possíveis interrupções no fornecimento de energia devido aos ventos intensos. No interior do Nordeste e Centro-Oeste, a população deve se manter hidratada e atenta a sinais de incêndios florestais, que podem ocorrer devido à vegetação seca.

O post Inmet confirma queda nas temperaturas em SP, RJ e MG apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.