
Você tem medo de cultivar plantas em casa ou em um cômodo específico por achar que não tem luz suficiente? Não se preocupe! Estas 5 plantas para dentro de casa prosperam em condições de pouca luz e também são fáceis de cultivar.
1 – Zamioculca (ZZ Plant) | plantas para dentro de casa
Muito resistente, ela sobrevive bem em ambientes com pouca iluminação e demanda pouca água. A Zamioculca cresce bem em ambientes secos e leva a baixa luminosidade ao extremo. Nativa da África Oriental e da Tanzânia, onde prospera no calor e na seca, ela se tornou uma planta doméstica popular devido à sua tolerância a condições menos que ideais.
Luz: pouca luz ou luz brilhante e indireta
Água: quando o topo superior do solo estiver seco

2 – Espada-de-São-Jorge
Clássica! A Espada-de-São-Jorge cresce em plena sombra e não é exigente com regas regulares. Sua natureza fácil de cultivar torna a planta de ferro fundido ótima para jardineiros iniciantes. Elas atingem de 60 a 90 cm de altura e 30 a 60 cm de largura.

3 – Jiboia | plantas para dentro de casa
A Jiboia se desenvolve bem em períodos de seca e tolera luz moderada a baixa com facilidade. Um local ideal dentro de casa é a cerca de 3 metros de distância de uma janela voltada para o oeste ou sul. Preste atenção às etiquetas dos vasos ao comprar plantas cobra. Algumas variedades, especialmente as variegadas, precisam de um nível específico de luz para manter a cor mais vibrante das folhas.
Luz: pouca luz ou luz indireta
Água: quando o solo estiver seco ao toque

4 – Filodendro
O filodendro é uma planta doméstica que requer luz média a baixa e prefere ser mantida seca entre as regas. Algumas formas dessas plantas resistentes podem ser facilmente penduradas em um poste ou “totem”. Outras têm folhas maiores e um habitat arbustivo.
Luz: pouca luz ou luz indireta
Água: quando o solo estiver seco ao toque

5 – Peperômia
Planta compacta e super versátil, ideal para pequenos espaços e ambientes internos com luz moderada ou baixa. Nativa da América do Sul, as peperômias crescem em florestas com sol e sombra parcial. Dê a esta fofura pouco exigente um local sombreado em um cômodo com luz média a forte.
As peperômias são popularmente chamadas de “plantas de radiador” porque tendem a prosperar no calor ambiente e na luz solar indireta, normalmente encontrada em cima de radiadores. As peperômias podem prosperar na luz fluorescente de um escritório ou loja. Folhas com cores vibrantes e variegadas podem perder contraste e vitalidade com pouca luz.

Por que algumas plantas não precisam de sol direto?
Você provavelmente já aprendeu sobre fotossíntese na escola. É o processo pelo qual as plantas usam a luz solar em suas células para criar seu próprio alimento. Mas espere, e aqueles dentro de casa? Bom, nessas condições, elas desenvolveram estratégias para lidar com esses ambientes de pouca luminosidade, incluindo a produção de folhas largas e finas para capturar o máximo de luz solar possível.
A biologia ensina que todas as plantas precisam de alguma luz para fazer fotossíntese, mas algumas se viram bem só com luz indireta ou artificial.