O Brasil é um dos destaques no turismo internacional. É o que aponta um levantamento da plataforma Booking.com que revela que o país está entre os cinco mais buscados por viajantes de todo o mundo para o período entre abril e junho deste ano. Espanha, Itália, Estados Unidos e França ficaram com as primeiras colocações.
A ferramenta sinaliza ainda que houve um crescimento de 61% nas buscas por acomodações no Brasil, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que impacta diretamente os pequenos negócios que são mais de 97% das empresas do setor.
O sucesso do setor de turismo brasileiro na atração de estrangeiros representa o sucesso dos mais de 1,7 milhão de pequenos negócios que geram emprego e renda para a nossa população. O Brasil tem uma diversidade de roteiros, biomas e culturas que impulsionam essa grande procura.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de comércio, serviços e economias de futuro.
Somente em 2024, mais de 6.773.619 turistas estrangeiros chegaram ao país – um aumento de 14,6% em relação a 2023. De acordo com Ana Clévia Guerreiro, o bom momento também tem relação com uma parceria realizada entre o Sebrae e a Embratur, por meio do projeto Vitrine Visit Brasil.
A ação tem como objetivo promover 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil, atraindo turistas estrangeiros para colecionarem momentos únicos pelos quatro cantos do país. Enquanto a Embratur atua para mostrar o potencial dos destinos brasileiros, o Sebrae prepara as micro e pequenas empresas (MPE) para proporcionar a melhor imersão aos turistas estrangeiros nas localidades.
“O projeto tem possibilitado o acesso dos pequenos negócios ao mercado internacional por meio da participação em feiras no exterior e acesso a ações como famtours e press trips”, detalha Ana Clévia Guerreiro.

Entre os brasileiros
A partir das buscas dos usuários da plataforma no Brasil, Gramado (RS), Fortaleza (CE) e Maceió (AL) são os destinos mais procurados pelos brasileiros. As localidades destacam-se pelas experiências voltadas para o lazer, a cultura, a gastronomia, além das paisagens naturais.
Feel Brasil
O projeto Feel Brasil, parceria entre a Embratur e o Sebrae, também vai apoiar a atração de turistas estrangeiros para os destinos brasileiros. O projeto traz uma seleção de experiências turísticos que formam um portfólio competitivo de produtos turísticos promovidos internacionalmente pela Embratur. O lançamento está previsto para esta segunda (14), dentro do WTM Latin America, em São Paulo/SP.