Caravana Sebrae Delas vai levar crédito acessível a mulheres empreendedoras de todo o país

Ampliar a oferta de produtos e investir na melhoria da loja. Com o crédito obtido pelo Programa Acredita Delas, as empreendedoras Nilza Ferreira e Tawane Siqueira vão expandir seus negócios para ampliar vendas. As donas de pequenos negócios localizados em Campo Grande (MS) receberam, durante evento realizado na noite desta quinta-feira (3), créditos que foram proporcionados por meio do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe), administrado pelo Sebrae. A assinatura dos empréstimos foi feita durante o lançamento oficial da Caravana Sebrae Delas.

O acesso a crédito assegurado pelo Sebrae conta com garantia de 100% do Fampe. Tradicionalmente, o Fundo concede aval até 80% do crédito solicitado, mas, em operações para empresas criadas por mulheres, a Caravana Sebrae Delas vai conceder aval para o valor integral do empréstimo.

Nilza conta que se desdobrava entre um emprego CLT e a vida de empresária. Em 2024, ela deixou o emprego formal para se dedicar ao negócio e não se arrepende. Com 55 anos, ela está realizando um sonho e o acesso a crédito diferenciado vai permitir expandir a loja.

Graças ao Fampe Mulher, linha de crédito do Sicred, lançada na Caravana Sebrae Delas,  a taxa ficou 15% mais barata. Se não fosse essa alternativa, Nilza precisaria colocar o carro próprio e o apartamento como garantias.

Nilza Ferreira, ao centro, e a diretora do Sebrae, Margarete Coelho (D), durante a assinatura do contrato de concessão do crédito, em evento da Caravana Sebrae Delas

Já a empreendedora Tawane Siqueira é MEI há três anos e trabalha com cosméticos a preços acessíveis. Bióloga de formação, atuava em um hospital durante a pandemia e enfrentou de perto toda a dificuldade dos profissionais de saúde. Foi quando entrou em depressão e decidiu empreender.

Hoje, com 30 anos, a ideia de Tawane é levar beleza para todos. Ela faz entregas em bairros populares de Campo Grande, mas enfrenta dificuldades com estoque uma vez que precisa vender para conseguir comprar novos produtos. Com o crédito de R$ 10 mil que o Cresol liberou nesta quinta-feira (27), ela vai ter mais opções para efetivar melhores vendas.

“As mulheres que empreendem têm um histórico de pagamento muito melhor do que os homens. Nada mais justo, então, que a gente possa, a partir de agora, conceder esse crédito com a garantia do nosso fundo de aval, com essa ampliação da garantia”, comenta a diretora de Administração de Finanças do Sebrae, Margarete Coelho.

Ela observa que, diante de um cenário onde empreendedoras pagam, em média, taxas de juros 4 pontos percentuais mais caras do que os homens, o Sebrae decidiu criar esse programa para estar ao lado das donas de pequenos negócios. “Por isso, criamos a Caravana das Mulheres. Nós vamos a todos os estados. Além do acesso ao Fampe, nós vamos levar também cursos preparatórios para as mulheres na área financeira. Um curso para que elas saibam administrar financeiramente o seu negócio e consigam sentar na frente de um gerente de banco e negociar sabendo dos seus direitos”, acrescenta Margarete.

A Caravana Sebrae Delas, lançada no evento Delas Day, vai percorrer todo o Brasil ao longo de 2025 e 2026 para incentivar o empreendedorismo entre as mulheres. A cada cidade percorrida, o Sebrae vai levar palestras, capacitações, rodadas de negócios e agentes bancários para atendimentos durante o evento. Na cerimônia desta quinta-feira, a diretora do Sebrae anunciou a empresária Nilza Ferreira como embaixadora da Caravana.

Sebrae Delas

O Sebrae Delas é um programa para incentivar, valorizar e acelerar a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. Além de orientar, a iniciativa inspira as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes e fechar novos contratos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.