Ministério da Justiça pede que PF analise postagens com informações falsas sobre desastre no RS


Pasta atendeu a pedido do Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta. Imagem de satélite feita nesta segunda-feira (6) mostra região de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tomada pela enchente
European Union/Copernicus Sentinel-2 via Reuters
O Ministério da Justiça pediu que a Polícia Federal analise se postagens com informações falsas sobre o desastre no Rio Grande do Sul configuram crime.
A pasta atendeu ao pedido do Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta, para apurar o que o ministro classificou como uma “ação canalha de gente sem escrúpulos e sem respeito com a dor das pessoas”.
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre a tragédia no Rio Grande do Sul
“Nesse contexto, a Secom/PR remete relação de postagens relevantes contidas no anexo, ao tempo em que solicita a adoção de providências, tanto para a apuração dos ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas, quanto para reforçar a credibilidade e capacidade operacional das nossas instituições em momentos de crise”, diz o ofício do Ministério da Justiça.
Pimenta defendeu a apuração e punição de grupos que divulgam desinformação. Para o ministro, “quem age como traidor tem que ser tratado como traidor pois prejudica o trabalhado de resgate e salvamento”.
Leia também
Como ajudar as vítimas dos temporais no RS
Saiba como receber alertas e informações úteis de órgãos oficiais
Guaíba ultrapassa marca dos 5 metros horas após registrar maior cheia da história
‘Efeito funil’ e ventos impedem escoamento das águas no RS; entenda
Saiba quem são as vítimas dos temporais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.