Fique ligado! Conheça dicas e cuidados ao usar Inteligência Artificial em seu negócio

ChatGPT, Gemini, Copilot, DeepSeek, Dall-E… se você reconheceu alguma dessas Inteligências Artificiais (IAs), então sabe que elas estão entrando na rotina das pessoas. E, agora, também no mercado. Antes concentrada em grandes empresas, a cada dia um volume maior de pequenos negócios usa a IA como apoio em processos, serviços e produtos ofertados. Entre as startups, 78% delas já usam IA em seus processos.

Segundo a coordenadora de Inteligência Artificial do Sebrae, Dalila Machado, todos os setores econômicos podem se beneficiar do uso da IA de alguma forma. Indireta ou diretamente, as novas tecnologias vão facilitar a rotina das empresas e dos clientes.

Processos rotineiros podem ser melhorados e facilitados usando pequenas automatizações, como a do Google Agenda, por exemplo, ou para criação de campanhas de marketing usando ferramentas de IA Generativa de baixo custo.

Dalila Machado, coordenadora de Inteligência Artificial do Sebrae.

A influência para o pequeno negócio deve se concentrar na facilidade de personalização de serviços e produtos usando a IA Generativa. Dessa forma, é possível reduzir o custo de processos com o uso de pequenas automações para agendamento, atendimento e marketing.

Atendimento automatizado

A hamburgueria Gula Burguer, em Jacobina (BA), adotou a IA para receber os pedidos pelo WhatsApp. Com esse atendimento automatizado, a empresa consegue responder perguntas sobre o cardápio, preços e até lançar no sistema de gestão o pedido realizado pelo chat. O sócio-diretor da empresa, Durval Dias, comemora a otimização de processos trazida pela ferramenta.

“A comanda chega mais rápido na cozinha e o hambúrguer vai ser produzido mais rápido e chegar com rapidez também na casa do cliente. Então, facilitou também a mão de obra, o tempo que o colaborador ficava ali atendendo, respondendo e preenchendo um a um. Para o cliente, ele ganha bastante tempo”, analisa Durval.

Cuidados e capacitação

A especialista do Sebrae alerta que o uso das ferramentas de IA precisa de atenção. De acordo com Dalila, é importante se atentar para as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Código de Defesa do Consumidor.

Imagens e textos gerados por IA devem ser revisados pelos responsáveis da empresa. A reputação do pequeno negócio deve ser priorizada e o uso de Inteligência Artificial Generativa deve ser monitorado.

Dalila Machado, coordenadora de Inteligência Artificial do Sebrae.

Para apoiar os pequenos negócios e desmistificar o assunto, o Sebrae lançou o curso de IA na prática para os pequenos negócios. “O curso conta com um assistente virtual, chamado Aivy, que oferece incentivo, suporte e informações adicionais durante todo o percurso de aprendizagem. Possui linguagem simples, acessível e que conversa com o aprendiz”, explica Juliete de Oliveira, analista de Soluções do Sebrae Nacional.

Com 3 módulos que podem ser feitos em até 3 horas, a capacitação aborda a parte conceitual e finaliza com exemplos de projetos a serem usados no cotidiano. O curso é gratuito e pode ser acessado no site do Sebrae.

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