Pequenos negócios apostam em inovação para aumentar vendas


O Sebrae apoia micro e pequenos empreendedores com palestras, cursos e consultorias para aumentar a receita das empresas. O Sebrae apoia empreendedores a impulsionarem suas vendas.
Divulgação
É comum novos empreendedores terem dúvidas sobre o que significa inovação. A gente garante que não é um bicho de sete cabeças. “Inovar é fazer algo diferente que te faça vender mais e melhor”, esclarece o Coordenador de Inovação do Sebrae, Paulo Puppin. Se você aumenta a qualidade ou a produtividade da sua empresa ao criar um novo produto ou serviço, ao agregar funcionalidades ao que já existe ou ao estabelecer um novo processo, você está inovando.
A Pesquisa Inovação e Modernização, realizada pelo Sebrae em 2023, constatou que 82,7% dos entrevistados perceberam melhora na qualidade de produtos e serviços e 38,1% deles lançaram um produto ou serviço novo. Os respondentes participaram de programas de inovação e modernização oferecidos pela instituição
Ao inovar processos, 71,1% aumentaram a produção/vendas e reduziram desperdícios, enquanto 67,8% dizem ter diminuído custos e 53,2% dos empreendedores otimizaram o consumo de água ou energia.
Premiação e cachorro-quente
A etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, categoria MEI, foi para Nayara Almeida.
Arquivo pessoal
Nayara Almeida, de Lagoa Santa (MG) e dona da Hot Dogs da Nay, tirou suas ideias do papel e montou um plano de negócios quando participou do Bootcamp, uma capacitação que usa ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios. Ela tinha um negócio voltado ao artesanato, mas preferiu começar outro empreendimento do zero depois de perceber que a produção artesanal tomava muito do seu tempo. Olha aí a Nay inovando!
Em maio de 2022, Nayara participou da Semana do MEI e ganhou uma consultoria no evento. Estudou o Guia Essencial para Empreendedores e passou a ter uma visão diferente e completa sobre empreendedorismo.
O que era um carrinho de cachorro-quente se transformou em um trailer, puxado pelo motorhome que ela adquiriu ao vender a casa própria para poder morar “perto do trabalho”. Nayara e o marido estacionam o motorhome nos locais dos eventos dos quais participam vendendo o lanche.
Nayara brinca que é “a louca do planejamento” porque tudo que conquistou foi muito pensado. A empreendedora estudou cada etapa do negócio, fez cursos e se aperfeiçoou. Tanto que, em 2023, se inscreveu no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Na época, ainda precisava dominar mais o empreendedorismo e não levou a premiação. Mas no ano passado ela foi a vencedora, em Minas Gerais, na categoria Microempreendedora Individual. “Só de ser selecionada e estar entre as cinco finalistas eu estava feliz”. Hoje, o troféu decora o motorhome.
Uma plataforma inovadora
Alexandra Romana criou o Cadeira.com, uma plataforma que conecta profissionais e donos de salão de beleza.
Arquivo pessoal,
Alexandra Romana usou a tecnologia a seu favor ao idealizar a plataforma Cadeira.com, que conecta os profissionais de beleza do Rio de Janeiro a locais disponíveis para trabalhar. Eles podem alugar a cadeira por um dia ou por um prazo mais longo.
Alexandra é colorista e trabalhou anos na área. Formou-se em Estética e Cosmetologia e também em Administração. Ao longo dos últimos 20 anos, percebeu que muitos colegas fechavam seus espaços por não saberem precificar o valor dos serviços oferecidos. Consequentemente, não conseguiam arcar com as despesas.
A empresária sabe melhor que ninguém como funciona um salão, o que e como pensam seus colegas de trabalho. “A minha iniciativa de inovação foi ver a cadeira do salão vazia como uma solução e não como um problema. O empresário dono do espaço de beleza fica preocupado porque não tem um profissional para trabalhar para ele. É possível fazer com que a cadeira ociosa tenha uma rotatividade e gere lucro”, explica a empreendedora.
O que Alexandra fez foi seguir o que o Sebrae costuma sugerir: ouvir seu público, entender a diferença entre o que ele diz que deseja e o que realmente está disposto a comprar. É fundamental identificar as dores e as necessidades dele, analisar os ganhos que ele terá se adquirir seu produto ou serviço e saber o que vai influenciar na decisão de compra.
Até parece que essa carioca ouviu as orientações que Pupin dá aos pequenos empreendedores por meio do Sebrae: “É fundamental olhar o mercado, fazer o benchmarking e ter clareza sobre o ponto que quer atacar”.
A ideia dela, desde o início, era ajudar os colegas a precificarem o valor de seus serviços e a gerir os espaços que tinham. Para isso, ela fez o Empretec, participou de programas de aceleração do Sebrae e do Sebrae Delas, um programa que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. “Também participei do LabDay da Beleza e Nova Beleza e fui levando minha marca para esses eventos”, completa.
O Cadeira.com é uma startup, uma empresa que está em fase inicial e que tem como objetivo desenvolver e aprimorar um modelo de negócio inovador.
Como o mercado de beleza é altamente pulverizado, Alexandra confessa que o projeto é desafiador. “Nesse mercado, os profissionais que se posicionam melhor acabam levando vantagem e são mais aceitos. Quando ganham volume de clientes, montam seu espaço. Mas só conseguem pensar no comissionamento. O Cadeira.com mostra que pode haver outro modelo de negócio para quem quer trabalhar de forma mais autônoma e híbrida”.
Atualmente, a plataforma tem dois espaços cadastrados, um na Zona Oeste e outro na Zona Sul do Rio. Os espaços são divulgados na plataforma sem custo nenhum e o dono do salão aponta as cadeiras ociosas. Ele precifica então o valor do espaço pela diária, período e hora. O profissional de beleza se cadastra e então visualiza os lugares onde pode receber seus clientes. Alexandra ganha uma porcentagem de quem oferece e de quem usa a locação.
O projeto da Alexandra foi reconhecido com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. Ela ficou em primeiro lugar na categoria Microempreendedora Individual no Rio de Janeiro. “Ganhar o prêmio superou todas as minhas expectativas, está sendo um divisor de águas na minha vida pessoal e na minha vida profissional”.
O estímulo do Sebrae à inovação
Diante de mercados cada vez mais competitivos, o Sebrae sugere adotar estratégias claras de inovação para atrair e fidelizar seus consumidores. Essa é uma maneira de estar à frente dos concorrentes.
Puppin destaca o Sebraetec, uma consultoria de inovação que oferece atendimento personalizado, apoio de especialistas de mercado e acesso à tecnologia e a serviços diferenciados, como uma solução para quem precisa “pensar fora da caixa”. Pequenos e microempreendedores podem contar com iniciativas do Sebrae para inovar e a fazer melhor gastando menos, por exemplo. A consultoria contempla apoio nas áreas de design, preço e qualidade, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade.
A inovação, somada a novas plataformas de vendas, pode alavancar um negócio. Pelo menos para a maioria deles. A diversificação dos canais de distribuição para além do estabelecimento físico hoje é uma realidade e uma exigência do mercado.
Além de ensinar a expandir esses canais de venda usando o digital, o Sebrae prepara o dono do negócio para vender em lojas virtuais. A Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae, gerenciada por Ivan Tonet, tem exatamente essa função. Eles fazem uma análise do que é relevante para o pequeno negócio, procuram parcerias com grandes marcas e ensinam o empreendedor a vender nos principais marketplaces. “Nos últimos três anos, preparamos mais de 12 mil empresas que hoje faturam mais de R$ 4,5 milhões”, diz Tonet. “O pequeno negócio não tem recurso financeiro nem humano, mas a tecnologia te traz possibilidades para igualar seu trabalho com o de uma grande empresa de forma mais barata e eficaz”, completa.
A defesa de Tonet sobre importância do investimento no digital é corroborada pela pesquisa realizada pelo Sebrae em 2023 “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”. O levantamento teve como objetivo analisar o perfil dos empreendedores, o uso de dispositivos digitais, a adoção de ferramentas digitais específicas, o comportamento no ambiente online, e a relação dos negócios com a internet.
Dentre as principais conclusões está a de que a era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. A capacidade de se adaptar e adotar novas tecnologias se tornou um diferencial competitivo, especialmente para pequenas empresas que procuram se destacar em um mercado cada vez mais saturado.
Confira os principais resultados do relatório:
• 99% dos Pequenos Negócios (PN) utilizam celular;
• 99% dos PN que possuem celular acessam a internet pelo dispositivo;
• 60% já acessaram o Sebrae pela internet (portal/site é o meio mais usado);
• 54% já fizeram curso na internet (computador é o meio preferido);
• 57% possuem perfil no aplicativo WhatsApp for Business;
• 72% usam computador no negócio;
• “Catálogo de Produtos/Serviços” e “Fale Conosco” são os serviços mais disponibilizados pelos PN;
• 64% têm perfil/página no Instagram
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