Inscrições para Missão Web Summit Rio 2025 terminam na próxima segunda (24)

Com objetivo de impulsionar as startups brasileiras no mercado internacional, o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) se uniram para selecionar negócios inovadores e escaláveis para o Web Summit Rio 2025. Ao todo, 100 startups vão ter oportunidade de participar de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, com oportunidades de networking internacional, conexão com investidores e participação no Pavilhão Brasil, junto com a delegação brasileira. Para isso, devem se inscrever até a próxima segunda-feira (24) na Missão Web Summit Rio 2025.

Podem participar startups de base tecnológica com soluções escaláveis ou empresas de base tecnológica e/ou inovadoras que possuam MVP, solução ou produto próprio, pronto para comercialização. Além disso, é preciso ter CNPJ e operação no Brasil com faturamento no ano passado, entre outros requisitos. As empresas interessadas deverão preencher o formulário de inscrição na plataforma Sebrae Startups. A divulgação dos resultados está prevista para 14 de março.

O processo de inscrição é realizado por grupos de participação, de acordo com o regulamento. São eles: Programas de Startups do Web Summit (20 vagas como expositoras), Exporta Mais Inovação (20 vagas com direito a mentorias especializadas e pitch no minipalco para hubs de inovação internacionais convidados) e Grupo Geral (60 vagas com direito a participação em atividades prévias on-line). Para garantir a inclusão e diversidade entre os participantes, serão reservadas 30% das vagas a startups lideradas por mulheres, startups de favelas ou comunidades urbanas e das regiões Norte e Nordeste.

As selecionadas vão integrar a delegação brasileira no Pavilhão Brasil, onde poderão participar de momentos de conexão e preparação nos estandes do Sebrae e da ApexBrasil. A head de startups do Sebrae Nacional, Cristina Mieko, ressalta que a seleção vai priorizar empresas que estejam em fase de tração e que os integrantes tenham capacidade de se comunicar em inglês.

“No momento da inscrição é exigido o envio de um pitch deck, como um vídeo falado em inglês, cujo objetivo é evidenciar que a startup, caso selecionada, consiga gerar negócios com os hubs internacionais que estarão no Web Summit”, enfatiza.

Foto: Apex Brasil.

Preparação é fundamental

O Web Summit Rio 2025 ocorrerá de dias 27 a 30 de abril , no Rio de Janeiro, em sua 3ª edição. No ano passado, foram mais de 34 mil pessoas participantes, incluindo mais de 500 palestrantes e mais de mil startups. Uma delas é a Fastdezine, que oferece soluções personalizadas para empresas ao redor do mundo, com foco em design, branding, marketing digital, entre outros serviços. Atualmente já atua em 21 países e recentemente criou a Presto, spin-off voltada para conectar tomadores de decisão de empresas com o mercado B2B em plataformas como o LinkedIn.

A co-fundadora da startup, Úrsula Aleixo, conta que a participação do Web Summit Rio 2024 como expositor rendeu muitas vendas tanto para startups estrangeiras quanto para brasileiras. Segundo ela, o sucesso foi fruto de uma preparação prévia. “Quase dois meses antes, fizemos as prospecções de potenciais clientes e conexões ativas por meio de diversos canais.”, revela.

Segundo ela, é muito importante que a startup tenha um time preparado para participar de um evento dessa magnitude. “Participar de um evento com 40 mil pessoas sem se preparar é procurar agulha no palheiro. Tem que ter uma clareza dos objetivos, mapear as pessoas e desenhar um processo”, frisa. Úrsula acrescenta que ao investir em eventos é preciso ter em mente um retorno, seja ele uma conexão com investidor ou com parceiro, além de reconhecimento da marca e vendas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.