Cobertura vacinal contra febre amarela está abaixo da meta em Taubaté; saiba quem deve se vacinar


Atualmente, 72,42% das pessoas receberam a vacina na cidade. A meta estabelecida como ideal pelo Ministério da Saúde é de 95%. Vacina contra febre amarela
Rodrigo Nunes/MS
A cobertura vacinal contra febre amarela está abaixo da meta estipulada pelo estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde em Taubaté, no interior de SP.
A última campanha de vacinação em massa contra a doença aconteceu em 2017. Na data, a cidade atingiu a cobertura vacinal acima de 95%.
Apesar da meta continuar sendo de 95%, a administração informou que, atualmente, somente 72,42% do público-alvo tomou a vacina. Os dados foram compilados até o final de 2024.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Diante da cobertura vacinal abaixo do ideal e dos recentes casos de febre amarela no estado de São Paulo, a Prefeitura de Taubaté (SP) está reforçando as informações sobre a campanha de vacinação contra a febre amarela nos postos de saúde da cidade, orientando para que quem não recebeu o imunizante se vacine.
A vacina contra a febre amarela está disponível em 35 salas de vacina das unidades básicas de saúde do município. Para se imunizar, basta o morador comparecer na unidade durante o horário de atendimento levando um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacina.
Como medida preventiva, órgãos da Vigilância Epidemiológica Estadual e Municipal orientam a população a evitar a disseminação do vírus da Febre Amarela, principalmente viajantes e moradores de áreas rurais, de matas e parques, sujeitos ao contato com primatas, possíveis transmissores da doença.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) ressalta que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Segundo a pasta, a vacina faz parte do calendário de imunização e está disponível em todos os postos de saúde do estado.
Desde 2020, o Ministério da Saúde atualizou a recomendação de vacinação contra doença da seguinte forma:
Para crianças menores de 5 anos de idade são duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
Para pessoas a partir dos 5 anos, a vacina é dose única.
A partir de 60 anos a vacina é aplicada mediante orientação médica.
Transmissão 🦟
👉 Os macacos não transmitem a doença. A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados. A doença não é contagiosa, ou seja, não é passada de pessoa para pessoa.
Em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus.
No meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, que é o mesmo da dengue.
Sintomas
Os sintomas iniciais da febre amarela são:
Início súbito de febre;
Calafrios;
Dor de cabeça intensa;
Dores nas costas;
Dores no corpo em geral;
Náuseas e vômitos;
Fadiga;
Fraqueza.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.