Caminhoneiro internado se emociona ao receber visita de cachorrinha que estava com ele no acidente: ‘Minha companheira’


José dos Reis Costa está internado há quase dois meses no Hospital Geral de Palmas. Ele estava com a sua cachorrinha quando sofreu um acidente de caminhão. Vídeo mostra caminhoneiro emocionado ao reencontrar com cachorrinha
Laços familiares podem ser criados em diferentes aspectos, como por exemplo, entre humanos e animais. E é assim com José dos Reis Costa de 63 anos e sua e a cachorrinha Pandora. Nos últimos dois meses eles tiveram que ficar longe um do outro após um acidente. O caminhoneiro ficou internado, enquanto sua parceira era cuidada por uma enfermeira em outra cidade. A preocupação do idoso era tanta que ele não tinha estímulo para fazer o tratamento, até receber a visita de Pandora. (Veja no vídeo acima)
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A cachorrinha foi levada ao Hospital Geral de Palmas (HGP) para reencontrar seu tutor José. Nas imagens, registradas por Ellayne Czuryto, o caminhoneiro aparece emocionado ao ver sua companheira. Uma equipe levou ele no leito para fora da unidade, onde ficou com Pandora nos braços por um tempo.
“Ela era minha companheira de viagem, estava comigo quando o acidente aconteceu e ver ela bem e sendo bem cuidada, com certeza me deu ânimo para continuar o tratamento. Eu só tenho a agradecer a equipe do hospital e aos meus familiares pelo cuidado e sensibilidade em me fazer essa surpresa”, contou o caminhoneiro.
José dos Reis Costa se emociona ao reencontrar sua cachorrinha Pandora em hospital de Palmas
Ellayne Czuryto
O reencontro aconteceu nesta terça-feira (2). A iniciativa foi realizada pela equipe do HGP, que percebeu o impacto da preocupação de José com Pandora em seu tratamento. A fisioterapeuta, Tamyris Lima, trabalha no hospital e acompanha os pacientes diariamente para ver os avanços nos tratamentos. Durante um dos acompanhamentos ela conheceu José, que falava sobre o acidente de caminhão e sua cachorra Pandora.
“A gente gosta de fazer essa escuta. A gente não está tratando apenas um corpo que feriu, a gente está tratando um ser humano que teve um momento de trauma. Eu perguntava ‘o senhor viajava sozinho’ e ele dizia que não, ‘viajava com amor da vida dele e Deus'”, contou.
Caminhoneiro e cachorrinha se encontram após acidente
Reprodução/Ellayne Czuryto/SES
Logo Tamyris levou o caso à psicóloga do hospital para ver se o reencontro traria benefícios para José. Com a aprovação médica, a equipe deu início a força-tarefa.
“Após avaliação médica, foi liberado e organizamos essa surpresa para ele no banho de sol de terça-feira. A família foi buscar a Pandora em uma cidade próxima a Monte do Carmo, que foi onde ocorreu o acidente. Ela estava sendo cuidada pela enfermeira que ajudou no resgate dele. Foi uma força-tarefa, mas no final deu tudo certo e ver ele emocionado dessa forma, valeu muito a pena”, disse Tamyris.
Melhor amigo do homem 🐕
Para a psicóloga, Ludiele Peer Corsino, o humor do paciente mudou com a visita do animal na unidade hospitalar.
“A visita de um animal de estimação ao hospital gera benefícios ao seu tutor/paciente. É incrível ver o paciente que antes estava apresentando humor rebaixado ou entristecido, sorrir e esquecer por um momento da dor do desconforto que é enfrentar o ambiente hospitalar”, explicou.
Depois de vários abraços e lampidas, José está pronto e animado para continuar seu tratamento. Tudo isso porque ele não vê a hora de reencontrar novamente sua amiga Pandora.
“Ele ficou muito emocionado, agardeceu a equipe. Nós conversamos com ele e perguntei ‘Seu José, como que vai ficar? A gente vai conseguir ter um pouco mais de empenho na fisioterapia, né?’ E nas sessões ele respondia que ia se empenhar para voltar para casa e cuidar dela [Pandora]”, contou a fisioterapeuta.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.