Estação Ferroviária de Taubaté é reinaugurada após ficar 40 anos desativada; veja antes e depois


Cerimônia de reinauguração aconteceu nesta quinta-feira (27), mas abertura ao público só deve ser realizada em agosto. Estação de Taubaté foi revitalizada e reinaugurada nesta quinta-feira
Divulgação
A Estação Ferroviária de Taubaté foi oficialmente reinaugurada nesta quinta-feira (27), em um evento que contou com a presença de autoridades e representantes de empresas patrocinadoras. A abertura ao público, no entanto, deve acontecer somente em agosto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O investimento foi de R$ 9,5 milhões, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em conjunto com as empresas EDP, Gestamp e MRS Logística. A restauração foi feita pelo Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana.
As obras haviam sido iniciadas no fim de janeiro do ano passado. O local estava fechado há mais de 40 anos, quando houve a desativação dos trens de passageiros. Desde então, caiu em desuso e foi abandonado.
Agora, o complexo da Estação tem auditório, cafeteria, espaço museológico, sala expositiva e de cursos, além de área gastronômica, espaço para exposições, entre outros.
Veja o antes de depois da Estação:
Initial plugin text
História
Inaugurada em 1876, o Complexo Ferroviário de Taubaté teve ampla participação na história nacional, sendo o principal meio de distribuição do café para o Porto de Santos.
Ao mesmo tempo, era parada obrigatória dos passageiros para a baldeação entre São Paulo e o Rio de Janeiro até a década de 80, quando foi desativada e o prédio principal transformou-se em escritório da operadora ferroviária MRS até 2005, ano em que o espaço deixou de ser usado.
Estação de Taubaté foi revitalizada e reinaugurada nesta quinta-feira
Charles Trigueiro/EDP
Em 2019, o conjunto, que abrange o prédio principal da estação, as plataformas, leito, armazém, oficina e vila, foi tombado como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do município.
Em 2021, o tombamento também foi realizado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.