Padre é afastado após se relacionar com fiel e ser ameaçado em Boquim


Caso tomou repercussão após homem ser preso por ameaçar matar e divulgar fotos íntimas do religioso. Padre Raimundo Diniz
Reprodução/redes sociais
O padre José Raimundo Soares Diniz, da Paróquia Senhora Sant’Ana, no município de Boquim (SE) foi afastado das funções pastorais após um homem, com quem teve um relacionamento, o ameaçar de divulgar fotos íntimas. O afastamento foi confirmado pela Diocese de Estância nesse domingo (23) [veja nota abaixo].
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
O caso tomou repercussão na cidade após homem ser preso na última sexta-feira (21). De acordo com o boletim de ocorrência prestado pelo padre, ambos começaram a se relacionar há cerca de um ano, quando o fiel foi se confessar com o religioso. O suspeito estaria ameaçando o padre de morte e de divulgar as fotos, caso ele não pagasse quantias que chegavam a R$ 70 mil.
O suspeito é servidor comissionado da Prefeitura de Boquim. A gestão municipal foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre o caso, que está sendo investigado pela Polícia Civil.
O g1 não conseguiu contato com a defesa do padre e nem com a do suspeito.
Outra polêmica
Durante uma missa que antecedeu a celebração de um casamento na mesma igreja, em janeiro deste ano, a fala do pároco Raimundo Diniz reclamando da qualidade do tapete escolhido pelos noivos para a decoração repercutiu nas redes sociais: “Deve ser um casal pobre”.
Na ocasião, ele atribuiu a fala à possibilidade da ocorrência de acidentes no local, uma vez que o piso é escorregadio. Após a repercussão, o padre se manifestou em uma rede social da paróquia para pedir desculpas pelo ocorrido.
Nota da Diocese
“A Igreja Particular de Estância, representada pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo Dom José Genivaldo Garcia, tomou conhecimento, neste sábado, 22 de junho de 2024, dos fatos veiculados nos meios de comunicação envolvendo o Pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Boquim/SE, Pe. José Raimundo Soares Diniz. Imediatamente, foram adotadas as medidas cabíveis, em conformidade com o Código de Direito Canônico, inclusive afastando-o das funções pastorais.
Vale ressaltar que todo o cuidado, zelo e os atendimentos na comunidade paroquial serão mantidos. O Bispo Diocesano está atento a essa necessidade.
É importante destacar que a Diocese de Estância também tomou providências para resguardar os direitos de todas as partes envolvidas, incluindo o sacerdote.
Por fim, a Diocese de Estância reafirma seu compromisso com a Palavra de Deus, bem como com a busca pela verdade e pela justiça.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.