É #FAKE que vídeo de duas pessoas resgatadas nas enchentes seja no Rio Grande do Sul; registro é antigo e foi gravado na Turquia


Imagens que circulam nas redes mostram o resgate de duas pessoas que estão sendo levadas pela correnteza como se fossem vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul; o vídeo, na verdade, foi gravado em março de 2023 e registra o salvamento de uma mãe e uma filha em uma enchente na Turquia. É #FAKE que vídeo de duas crianças resgatadas em enchente seja do RS
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em meio a uma forte correnteza, acompanhado de legendas segundo as quais duas crianças estariam sendo salvas no Rio Grande do Sul.É #FAKE.

g1
Através de uma busca reversa pela origem da imagem, o vídeo foi encontrado no site de notícias turco MyNet.
Segundo a reportagem publicada em de março de 2023, o registro foi feito na cidade de Sanlıurfa, no sudeste da Turquia, que foi atingida por enchentes na época. O jornal O Globo chegou a noticiar a tragédia que, no total, deixou 20 mortos, segundo a BBC News.
Publicações ligando o vídeo às cheias do Rio Grande do Sul foram encontradas pelo g1 no Youtube, no Instagram e no Facebook.
As legendas tem frases como: “homem salva duas crianças no Rio Grande do Sul”; “duas crianças sendo levadas pela enchente são resgatadas”; “impossível não chorar!”; e “nem todo herói usa capa”.
O texto do site Mynet aponta que foram mãe e filha resgatadas na Turquia na enchente de 2023.
LEIA TAMBÉM:
É #FAKE que uso de drones civis no RS tenha sido proibido para evitar que população questione governo sobre mortos
É #FAKE que vídeo mostre descarte de alimentos doados para vítimas dos temporais no RS
É #FAKE que rompimento de barragem no Vale do Taquari agravou enchentes no Rio Grande do Sul
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
*Sob supervisão de Ricardo Gallo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.