Top 10 cidades com mais startups no Brasil

O Sebrae Startups lançou a nova edição do Startups Report Brasil 2024, produzido pelo Observatório Sebrae Startups. O estudo, que mapeou 18.056 startups no país, revela tendências, perfis e movimentações no ecossistema brasileiro de inovação, consolidando o Sebrae Startups como uma das principais fontes de inteligência sobre o setor.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a plataforma Sebrae Startups e o seu observatório têm cumprido um papel estratégico na democratização do acesso à informação e no fortalecimento das pequenas empresas inovadoras.

O caminho da inovação é irreversível, e nosso compromisso é criar oportunidades para que essas novas empresas floresçam em todos os cantos do Brasil.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Entre os destaques do relatório, o mapeamento das cidades com maior volume de startups no Brasil chama a atenção. A liderança permanece com a cidade de São Paulo, mas há crescimento notável em diversas regiões, reforçando o amadurecimento e a descentralização do ecossistema nacional.

As 10 cidades com mais startups no Brasil

Confira o ranking completo:

  1. São Paulo (SP) — 1.911 startups
  2. Florianópolis (SC) — 780 startups
  3. Rio de Janeiro (RJ) — 581 startups
  4. Brasília (DF) — 448 startups
  5. Recife (PE) — 438 startups
  6. Curitiba (PR) — 415 startups
  7. Fortaleza (CE) — 406 startups
  8. Belo Horizonte (MG) — 399 startups
  9. Teresina (PI) — 369 startups
  10. Natal (RN) — 361 startups​.

O relatório evidencia que São Paulo mantém sua posição como maior polo de startups, impulsionado por fatores como infraestrutura robusta, densidade de talentos e concentração de investimentos. Florianópolis segue como um importante ecossistema tecnológico, principalmente em número de startups per capita. Já capitais como Recife, Teresina e Natal reforçam a tendência de crescimento de novos polos no Nordeste.

Outros destaques do Sebrae Startups Report Brasil 2024

Além do levantamento das cidades com mais startups, o estudo trouxe informações relevantes referentes a modelo de negócio e segmentos prioritários. Confira alguns pontos-chave do estudo:

  • Houve um superávit de 59% de startups mapeadas pelo Sebrae em relação ao ano anterior;
  • O modelo de negócio B2B continua sendo o mais utilizado pelas startups representando 50,94%;
  • As startups atuam em diversos setores da economia. Entre os principais segmentos atendidos, estão Tecnologia da Informação (13,74%), Saúde e Bem-estar (11,16%) e Educação (8,81%);
  • Quase 30% das startups possuem mais de 5 anos de fundação;
  • Startups em estágio de maturidade em validação representam 33,45%, enquanto apenas 3,72% encontra-se na etapa de escala.

Sobre o Observatório Sebrae Startups

O Observatório Sebrae Startups é uma plataforma agregadora de dados que tem como objetivo integrar e democratizar o acesso a informações de startups, considerando todo o ecossistema de inovação envolvido na sua concepção e desenvolvimento. Para mais informações acesse o site neste link.

Sobre o Sebrae Startups

O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país, e no último ano já atendeu mais de 18 mil startups. Para mais informações acesse o site da plataforma.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.