É #FAKE que vídeo mostra caixões para vítimas da enchente no Rio Grande do Sul


Vídeos que circulam nas redes sociais utilizam vídeos descontextualizados de terremoto na Turquia de fevereiro de 2023 e atribuem à tragédia no RS. É #FAKE que vídeo mostra caixões sendo carregados para vítimas da enchente no Rio Grande do Sul
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caixões sendo carregados em um caminhão. Segundo a legenda, os caixões teriam sido fabricados e doados para as vítimas da enchente que atinge o Rio Grande do Sul. É #FAKE.
selo fake
g1
Em uma das versões da mensagem falsa, um áudio diz: “Veja só quantos caixões estão sendo fabricados para mandar para as vítimas do Rio Grande do Sul. As pessoas perderam suas vidas na enchente”.
Embora o vídeo seja verdadeiro, é possível encontrar publicações dele nas redes sociais desde fevereiro de 2023, portanto, mais de um ano antes da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul.
Além de antigo, elementos da gravação também mostram que as imagens não foram feitas no Brasil. O vídeo editado corta trechos que a gravação original exibe, como a fachada de duas lojas que aparecem ao fundo da rua onde os caixões são carregados.
Uma dessas lojas é a Hedef Orman Ürünler, um estabelecimento turco de materiais de construção que fica localizado na cidade de Ancara, na Turquia. É possível comparar a fachada que aparece no vídeo com a imagem do mesmo estabelecimento disponibilizada pelo Google Maps.
No vídeo, também é possível ver que os caixões são transportados em frente ao número 239 da rua, local onde há um letreiro com os dizeres “Metrik CNC”. Em uma rápida busca no Google Maps, também é possível identificar que se trata de uma loja vizinha à Hedef Orman Ürünler.
Isso permite afirmar que a ação ocorre na rua Çamlıtepe Cd, próxima à rua Atılgan Sokağı. O cruzamento fica localizado na parte leste da cidade de Ancara.
Outros elementos do vídeo o posicionam na cidade turca. Em um momento aparece uma van amarela com os dizeres “Öz Gaziantep et Lokantası”. Trata-se de uma rede de restaurantes turca com duas lojas localizadas a apenas 3 quadras do local onde os caixões eram transportados.
Outra empresa turca sediada em Ancara que aparece nas imagens é a transportadora Akkoc Logistics. A marca está na caçamba do caminhão carregado com os caixões.
Em fevereiro de 2023, data das primeiras publicações desta gravação nas redes sociais, a transportadora divulgou vídeos mostrando outras ações de transporte para auxiliar as vítimas de um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria no dia 6 daquele mês. O tremor deixou ao menos 7.794 pessoas mortas nos dois países. “Ficamos honrados em fornecer todo o apoio possível para o transporte das ajudas fornecidas pela Cruz Vermelha Turca para as áreas afetadas pelo desastre”, escreveu a Akkoc Logistics em uma das publicações. O g1 procurou a Akkoc Logistics e ainda não obteve resposta.
LEIA TAMBÉM:
É #FAKE que ministério só aceite doação internacional de bens usados para o Rio Grande do Sul
É #FAKE que o governo federal tenha distribuído doações de terceiros como se fossem suas no RS
É #FAKE vídeo que fala em ‘mais de 300 corpos’ encontrados em Canoas, no Rio Grande do Sul
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.