Projeto que cria feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim é aprovado pelos deputados


Novo feriado estadual será no dia 15 de agosto. Anúncio da aprovação foi feito pelo governo e pela Assembleia Legislativa nas redes sociais. Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade
Tharson Lopes/Governo do Tocantins
O projeto de lei que cria o feriado do Dia do Senhor do Bonfim, comemorado em 15 de agosto, foi aprovado pelos deputados do Tocantins. O anúncio da aprovação foi feito pelo governo e pela Assembleia Legislativa nas redes sociais.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A tradição do Senhor do Bonfim no Tocantins começou no século XVIII e segue até os dias atuais. No início de agosto os devotos movimentam o povoado, com mesmo nome do santo, em Natividade. Promessas por graças alcançadas são pagas com uma caminhada, de cerca de 23 km, da cidade até o povoado. O evento religioso também conta com programação de missas e festejos.
Durante a programação de Senhor do Bonfim deste ano, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) chegou a anunciar que a data iria se tornar feriado. A declaração foi feita em uma missa do festejo, em Natividade.
Nesta quarta-feira (10), a aprovação do novo feriado foi anunciada nos perfis do governo do estado e das secretarias da Cultura e Turismo, e da própria Assembleia Legislativa. O texto ainda deverá ser sancionado e publicado no Diário Oficial do Estado.
LEIA TAMBÉM:
Wanderlei Barbosa diz que Dia do Senhor do Bonfim deve virar feriado estadual em 2025
Empresária vai a pé para romaria do Senhor do Bonfim e diz que fé é essencial no trajeto: ‘Sensação de realização’
Tradição
A tradição do Bonfim teve início em 1750 quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado. Conforme a história popular, o vaqueiro levou a imagem para a cidade e após ela desaparecer, reapareceu misteriosamente no mesmo local onde foi encontrada.
Desde então, a devoção no Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do Tocantins. Durante 12 dias, a festa reúne fiéis, turistas e peregrinos que movimentam a economia da localidade.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.