
O complexo de laminação e reciclagem de alumínio, que fica em Pindamonhangaba, é considerado um dos maiores do mundo. Segundo a empresa Novelis, o investimento de R$ 450 milhões deve aumentar a produtividade de 680 mil toneladas de alumínio por ano, para 750 mil. Fábrica de chapas de alumínio promete gerar empregos em Pinda
A Novelis, empresa de Pindamonhangaba do setor de alumínio, inaugurou, nesta sexta-feira (23), um setor que amplia a produção e que pode gerar mais empregos na cidade – algo que já vem acontecendo no setor industrial de Pindamonhangaba e da região.
O setor industrial empregou mais gente na região do Vale do Paraíba no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com o período em 2024. Enquanto nos três primeiros meses do ano passado o saldo de geração de empregos foi de 1.580 vagas, em 2025 foram 2.016.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em Pindamonhangaba, o balanço entre admissões e demissões na indústria é maior no primeiro trimestre neste ano, que no mesmo período de 2024 – saldo positivo de 272, contra 27. O lançamento de parte de um investimento em uma indústria de Pindamonhangaba promete aumentar ainda mais esses números.
O complexo de laminação e reciclagem de alumínio da Novelis, que fica em Pindamonhangaba, é considerado um dos maiores do mundo. Segundo a empresa, o investimento de R$ 450 milhões deve aumentar a produtividade de 680 mil toneladas de alumínio por ano, para 750 mil.
A presidente da empresa espera que, além da produção, o quadro de funcionários também aumente.
“A gente já fez as contratações. Para essa fase, por exemplo, são cerca de 50 novas posições. Então a gente vai incrementando essas posições a medida que as expansões são feitas e as maquinas são colocadas”, afirmou Roberta Soares, presidente da Novelis na América do Sul.
O vice-presidente da república e ministro do desenvolvimento, indústria, comércio e serviços, Geraldo Alckmin, participou nesta sexta-feira do evento que marcou a conclusão da segunda parte do pacote de investimentos.
“Nós visitamos lá o terreno para a futura expansão. Nós vamos fazer tudo para que ela se concretize. Vai para 1,2 milhão de toneladas de alumínio. Aqui, ela é fortemente voltada para o mercado interno, mas ela exporta para Argentina, Chile, Colômbia, para a América Latina. Nós queremos estimular a exportação”, disse Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do desenvolvimento, indústria e comércio.
Novelis em Pindamonhangaba.
Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina