Fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado morre aos 81 anos

Sebastião Salgado

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, conhecido por suas imagens premiadas da natureza e da humanidade, morreu aos 81 anos. O Instituto Terra, fundado por ele e sua esposa, confirmou a informação na sexta-feira, 23 de maio, mas não forneceu mais detalhes sobre as circunstâncias do falecimento.

Importância de Sebastião Salgado

As fotos de Sebastião Salgado são em preto e branco, tons ricos e cenários carregados de emoção. Comunidades empobrecidas estavam entre seus principais interesses. Em 1986, uma série de imagens da Serra Pelada, mostrando o formigueiro de pessoas trabalhando ali, o consagrou.

“Sebastião foi mais do que um dos melhores fotógrafos do nosso tempo”, afirmou o Instituto Terra em um comunicado. “Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, (trouxe) o poder da ação transformadora.”

A vida e a obra de Salgado foram retratadas no documentário “O Sal da Terra” (2014), codirigido por Wim Wenders e seu filho, Juliano Ribeiro Salgado. A obra foi premiada em Cannes e indicada ao Oscar de Melhor Documentário.

Economista de formação, Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Minas Gerais e vivia em Paris, França. Ele iniciou sua carreira como fotógrafo em 1973 e já percorreu mais de 100 países para desenvolver projetos de fotografia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.