Exposição no Rio de Janeiro reúne peças de mais de 400 pequenos artesãos da região Sul

Cerca de 2 mil peças produzidas por mais de 400 pequenos artesãos da região Sul estarão expostas, a partir desta sexta-feira (16), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, com entrada gratuita.

Nesta quinta-feira (15), o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, participou do lançamento da exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”, que traz um recorte da produção artesanal e contemporânea de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O evento contou com intervenções artísticas e show com artistas locais.

A mostra apresentará ao público a riqueza da Mata Atlântica, ressaltando potencialidades, singularidades e práticas artesanais herdadas de suas formações étnicas. São peças em cerâmica, madeira, fibras e materiais recicláveis da região. Além do artesanato, a exposição lança o olhar para questões como sustentabilidade, educação, inclusão socioprodutiva, indicação geográfica e turismo.

Bruno Quick participou do lançamento da exposição. Foto: Divulgação Crab.

“O quanto é especial este momento. Os biomas revelam a grande riqueza do nosso país e o artesanato mostra o que há de mais legítimo na cultura, na história e saberes por meio dos seus produtos”, definiu Bruno Quick. “Em um mundo cada vez mais global e digital, para manter o seu equilíbrio, o ser humano vai precisar do real e do local para se reconectar. E nada mais verdadeiro do que o artesanato”, argumentou.

“Quero parabenizar os artesãos, que cuidam de manter viva a alma do nosso país e a legitimidade de uma nação.” Quick ressaltou ainda que o movimento dos três estados em prol do artesanato está dando resultados em outros caminhos.

Esta é a primeira exposição de biomas e a primeira em que todos os estados vêm juntos. Está inspirando uma ação de trabalho no mercado das IGs (Indicações Geográficas) e na criação de um fundo de investimento em startups. A força está na união.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae.

“O ‘Sinta o Sul’ é uma experiência sensorial e afetiva que convida o Brasil a sentir a riqueza artesanal dos três estados da Região Sul do país. É uma travessia poética pelo barro, madeira e fibras do bioma Mata Atlântica”, disse Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio e membro do Comitê de Governança do CRAB. Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio lembrou ainda da importância da “diversidade cultural do Brasil” e como o CRAB “continua firme na sua missão de ser um centro de referência do artesanato brasileiro”.

O lançamento contou com a presença de representantes das unidades do Sebrae nos três estados homenageados na exposição. “Quando nós, Sebrae, podemos fazer a diferença para essas pessoas, estamos atuando na geração de emprego e renda, fazendo a diferença para o Brasil”, disse Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR. Também estiveram presentes no evento de abertura da ‘Sinta o Sul’ o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Robson Carneiro; o diretor técnico do Sebrae do Rio Grande do Sul, Ariel Berti; Renato Campos presidente do CDE Sebrae Santa Catarina e o vice-presidente do Comitê de Governança do CRAB, Cesar Rissete.

Foto: Divulgação Crab.

Sobre o CRAB

Inaugurado em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, em 2008, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Desde a sua abertura, o CRAB realizou 36 grandes exposições e mostras. Atualmente, abriga uma coleção de 2 mil itens, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras.

Serviço

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.
Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Adicionar aos favoritos o Link permanente.