
Hoje, 10 de maio, acontece o Dia D de vacinação contra a gripe e a cidade de São Paulo também participa da ação. Todas as UBS e AMA/UBS Integradas da capitão estarão abertas neste sábado.
O horário de funcionamento vai até às 19h e o atendimento é para crianças adultos e idosos.
Além da vacinação contra influenza, será disponibilizada a emissão da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), acina contra dengue, febre amarela e sarampo.
O que é o Dia D?
o Ministério da Saúde promove o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o Basil, com ações simultâneas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A meta é imunizar 90% do público-alvo, o que corresponde a mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes .
A iniciativa marca a retomada do Dia D Nacional pela vacinação no país. “O Brasil vai voltar a fazer grandes mobilizações nacionais pela vacinação, que é a nossa principal aliada para salvar vidas. O Dia D é uma grande oportunidade para ampliar a nossa cobertura e proteger os mais vulneráveis e evitar complicações que sobrecarregam o SUS“, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “No caso da gripe, a imunização pode reduzir em até 60% casos graves e óbitos”, explicou.
O Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado em 30 de abril, aponta aumento de hospitalizações por influenza em várias localidades do país, chegando a níveis de moderados a altos de incidência em alguns estados das regiões Norte e Centro-Sul e também no Ceará. Os casos atingem jovens, adultos e idosos .
A vacina contra a gripe foi integrada ao Calendário Nacional de Vacinação e passou a fazer parte da rotina de imunização para crianças menores de 5 anos, gestantes e idosos. A vacina ofertada no SUS é a mais atualizada contra as cepas em circulação e está disponível em todo o país.
>> Gripe espanhola: como ela atingiu o Brasil e o pós-pandemia