Guto Zacarias coleta assinaturas para abrir CPI na Alesp sobre fraudes no INSS

O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil-SP) anunciou no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que está coletando assinaturas para uma CPI sobre os descontos irregulares feitos pelo INSS em pensões e aposentadorias. Como a Alesp não pode investigar um órgão federal, o foco estaria sobre “entidades paulistas” envolvidas, incluindo sindicatos e ONGs.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Ao JOTA, o deputado disse que um dos alvos seria o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), que tem Frei Chico, irmão do presidente Lula, como vice-presidente. O Sindnapi é uma das entidades que receberam milhões em descontos irregulares de aposentados.

Zacarias, que é um dos deputados de extrema-direita de maior alcance nas redes em São Paulo, disse que o governo Lula pode tentar controlar uma CPI no Congresso Nacional, mas que a Alesp teria mais autonomia para fazer investigações.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O deputado disse que, antes do primeiro anúncio no plenário, feito há pouco, já tinha sete assinaturas. São necessárias 32 para registrar o requerimento de abertura da CPI, que ainda passaria pelo crivo das lideranças e da Mesa.

As CPIs que estavam em curso na Alesp já se encerraram e ainda não há data definida para a instalação de outras que já estão na fila. A reportagem consultou lideranças do governo na Casa sobre o interesse da base na instalação da CPI do INSS, mas o tema ainda não foi discutido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.