Lula demite Cida Gonçalves e anuncia Márcia Lopes, do PT, como ministra das Mulheres

O presidente Lula (PT) anunciou Márcia Lopes como a nova ministra das Mulheres, nesta segunda-feira (5/5). A assistente social e professora filiada ao Partido dos Trabalhadores substitui Cida Gonçalves, também da legenda, em nova troca ministerial. Márcia já havia integrado o governo petista em 2011, na segunda gestão de Lula, como ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O anúncio foi feito logo após reunião com Cida e Márcia no Palácio do Planalto. A exoneração da ex-ministra e a nomeação de sua substituta serão publicadas ainda nesta segunda, em edição extra do Diário Oficial da União, segundo nota do Planalto.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A demissão de Cida já era aguardada desde o final do ano passado. O desempenho da então ministra à frente da pasta era considerado baixo por Lula. Além disso, ela foi alvo de denúncias de assédio moral de funcionários do ministério em janeiro, em caso arquivado pela Comissão de Ética da Presidência.

Com a sua saída, o governo soma três trocas ministeriais neste ano. É a segunda do mês de maio. Na sexta-feira (2/5), Carlos Lupi deixou a chefia da Previdência Social por conta do escândalo de fraudes no Instituto Social do Seguro Social (INSS). Foi substituído por Wolney Queiroz. Em abril, Juscelino Filho (Comunicações) entregou o cargo após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em investigação sobre desvio de emendas. Desde o início do terceiro mandato de Lula, houve 12 substituições.

Quem é Márcia Lopes

A recém-empossada ministra tem 67 anos e um vínculo de longa data com o PT. É filiada ao partido desde 1982, pouco depois da fundação da legenda. É irmã de Gilberto Carvalho, figura histórica do PT – ex-chefe de gabinete de Lula e ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República de Dilma Rousseff.

Márcia é natural de Londrina, onde foi vereadora de 2001 a 2004. A sua formação é em serviço social, com especialização em infância e adolescência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.