Campos do Jordão e Bragança Paulista registram o dia mais frio do ano


Em Campos do Jordão, os termômetros chegaram a 6,9ºC. Já em Bragança Paulista, as mínimas foram de 13,4ºC. Além de marcarem o recorde de frio do ano, as cidades também foram classificadas como os municípios que atingiram as menores temperaturas em todo o estado de SP na madrugada desta sexta-feira (2). Imagem de arquivo – Frio em Campos do Jordão
Tiago Bezerra/TV Vanguarda
Campos do Jordão, cidade mais alta do país e que fica na Serra da Mantiqueira, registrou o dia mais frio do ano e também a menor temperatura do estado de São Paulo na madrugada desta sexta-feira (2). Bragança Paulista também bateu recorde de frio em 2025 – veja mais abaixo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros em Campos do Jordão bateram 6,9ºC às 7h desta sexta-feira (2), sendo a menor temperatura do ano na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Mais cedo, entre 5h e 6h, os termômetros em Campos do Jordão marcaram 7,2ºC, sendo a menor temperatura desta sexta-feira em todo o estado de São Paulo, de acordo com a Defesa Civil.
Este foi o terceiro dia seguido que Campos do Jordão apareceu liderando as menores temperaturas do estado de SP. Nesta quinta-feira (1º), a cidade marcou 9,7ºC. Já na quarta-feira (30), o município atingiu 9,2ºC.
Outra cidade da região que bateu recorde de frio em 2025 foi Bragança Paulista. A cidade registrou 13,6ºC, por volta das 6h – o que já classificou a cidade na lista de menores temperaturas do dia no estado de SP. No entanto, uma hora depois, às 7h, Bragança marcou 13.4°C, batendo a menor temperatura do ano na cidade.
De acordo com a Defesa Civil, a segunda temperatura mais baixa no estado de SP nesta sexta-feira também foi registrada em uma cidade do Vale do Paraíba e região: São Luiz do Paraitinga marcou 11,6ºC nesta sexta-feira, por volta das 6h. Uma hora depois, as temperaturas caíram mais um pouco e chegaram a 11,5ºC.
Em São Luiz não houve recorde, pois o dia mais frio do ano foi registrado na última quarta-feira (30), quando a cidade bateu 10,8ºC.
Já Taubaté marcou 15°C na madrugada desta sexta-feira, entre 6h e 8h. Apesar de baixa, a temperatura não é a menor do ano na cidade. O dia mais frio de 2025 em Taubaté, até agora, foi dia 8 de abril, quando os termômetros na cidade marcaram 13,4ºC.
Em Cachoeira Paulista, última cidade da região que conta com medição de temperatura do Inmet, não foram contabilizados os registros desta sexta-feira. Até então, o dia mais frio na cidade foi 8 de abril, quando as mínimas chegaram a 14,1ºC.
Atualmente, na região o Inmet possui estações meteorológicas somente em Bragança Paulista, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Cachoeira Paulista e Campos do Jordão. Os valores medidos nas estações são similares à realidade dos municípios vizinhos, que também amanheceram com temperaturas baixas nesta sexta.
Imagem de arquivo – Frio.
RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O que causou os recordes?
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, a queda nas temperaturas mínimas é causada por uma massa de ar de origem polar que chegou à região por conta da frente fria do início da semana.
Essa massa de ar polar provoca maior sensação de frio, principalmente entre as noites e as manhãs, e próximo de vegetação, rios e córregos.
Outro fator é que a nebulosidade – que na prática funciona como um cobertor, ajudando a diminuir a perda de calor durante a madrugada – não tem sido mais registrada na região. Isso também faz a sensação de frio aumentar.
Até o próximo domingo (4), a região tem previsão de tardes quentes, mas com manhãs e noites frias. Em média, as temperaturas permanecerão agradáveis e a tendência é que o período seja típico de outono.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.