Mutirão Acredita movimenta o Sebrae com renegociação de dívidas e acesso a crédito consciente

O empreendedorismo estadual recebeu um reforço de peso nessa quarta-feira (30) com a realização do Mutirão Acredita na sede do Sebrae Pernambuco, no Recife. A iniciativa realizada pelo Sebrae em parceria com instituições financeiras reuniu centenas de donos de pequenos negócios interessados em facilidades como renegociação de dívidas e acesso facilitado a linhas de crédito e financiamentos, além de oficinas voltadas à gestão financeira e orientação empresarial, entre outras atividades. A programação gratuita contou ainda com uma palestra do ex-jogador Raí, embaixador do Programa Acredita, que falou sobre lições aprendidas na época de atleta que o ajudaram no campo do empreendedorismo.

Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, realiza abertura do Mutirão Acredita, no Recife. Foto: ASN/PE.

Este programa é absolutamente integrado e possibilita uma virada de chave para os pequenos negócios. Ele disponibiliza o crédito, e o Sebrae atua como garantidor dos empréstimos por meio do Fampe, além de oferecer consultoria e capacitações para os donos de pequenos empreendimentos, que representam 95% das empresas brasileiras. Tudo isso contribui para impulsionar o crescimento do setor no estado.

Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE

Em seguida, Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, que esteve no Recife para o lançamento do Acredita, entre outras agendas, destacou o impacto dos pequenos negócios na economia e os desafios para o empreendedorismo no país. Sobre o Programa Acredita, ele ressaltou a oferta de crédito assistido.

Foto: ASN/PE.

Damos o dinheiro que será aplicado com instruções. Vamos fazer a gestão e garantir o ambiente de negócios para que os empreendimentos tenham longevidade e façam escala. Isso é uma evolução para a economia brasileira.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional

Empreendedorismo feminino

Durante a manhã também foi lançado o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) Mulher, administrado pelo Sebrae, que vai garantir 100% do valor nas operações de crédito direcionadas ao público feminino. O momento contou com a participação da assessora Ana Caroline Aciole Brito, que representou Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional; e de Raquel Ribeiro Martins, coordenadora da estratégia nacional de Empreendedorismo Feminino do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Para celebrar a novidade, a presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Ângela Mochel, assinou o primeiro contrato da entidade com o apoio do Fampe. A beneficiada foi a microempresária Fabiana Cristina Nascimento, da Bonitona Cosméticos, sediada no Recife, que recebeu um cheque simbólico. Mostrando a dificuldade de acesso a crédito para os pequenos negócios, especialmente os liderados por mulheres, foi a primeira vez em quase quatro anos de funcionamento que ela conseguiu ser contemplada. Na época da abertura da empresa, ela vendeu um carro para conseguir o valor necessário.

Fabiana Nascimento recebe cheque simbólico em alusão ao crédito recebido pela AGE. Foto: ASN/PE.

A última atividade do Mutirão Acredita foi a palestra do ex-jogador de futebol Raí. Ele detalhou a construção da bem-sucedida carreira no futebol, lições aprendidas no período em que atuou como jogador e como foi o processo de transição para um novo propósito de vida após deixar os gramados, palco de todas as conquistas possíveis como atleta da bola. “Eu tinha o ideal de trazer pessoas com o conhecimento que eu não dispunha para se juntarem a mim e me ajudarem a realizar o mesmo sonho. Meu maior patrimônio é a minha credibilidade, e eu soube identificar diferentes pessoas e talentos atrás desses objetivos. Tive humildade para começar tudo de novo”, ressaltou.

O ex-jogador Raí, embaixador do Acredita, conversou com empreendedores sobre sua jornada. Foto: ASN/PE.

Entre as iniciativas encabeçadas por Raí e que o tornaram referência como empreendedor social, estão a organização não-governamental Atletas pelo Brasil e a Fundação Gol de Letra,criada em 1998, em parceria com o amigo e também ex-jogador de futebol Leonardo. “A entidade já atendeu mais de 40 mil crianças e jovens brasileiros e conta atualmente com mais de cem trabalhadores. São pessoas que nos ajudam a construir uma vida melhor e um país mais justo”, enfatizou Raí.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.