
Imagem da economista com mensagem pedindo dinheiro circularam em grupos de mensagens. Número de estelionatos virtuais cresceu 10% em relação ao mesmo período de 2024, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Golpes na web: mulher tem imagem usada indevidamente em falso anúncio de morte
A economista Gréthia Cantuária teve sua imagem usada em uma nota de pesar que pedia dinheiro para custear gastos com seu velório e enterro. Só que ela está viva e o pedido fazia parte de um golpe arquitetado por criminosos. Ao tentar desmentir a história que circulava em um aplicativo de mensagens, ela chegou a ser ameaçada por pessoas que foram enganadas.
“Mandei um áudio falando ‘gente, essa foto é minha, esse CPF não é meu, parem de mandar dinheiro. E [a situação] virou contra mim. Começaram a falar que eu estava querendo me aparecer com o nome da mulher que tinha morrido e me xingaram de tudo quanto é nome”, contou Gréthia.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A nota de pesar trazia a foto da economista, mas com o nome fictício de Carla Dias. Várias pessoas que estavam no grupo de mensagens enviaram contribuições para o CPF do golpista.
Após tentar alertar contra o golpe, Gréthia passou a receber chamadas de vídeos com ameaças. “Se aquelas pessoas estivessem no meio da rua comigo, elas tinham me linxado, sabe? E eu realmente teria morrido”, comentou.
Gréthia anexou prints das ameaças ao boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil no mesmo dia em que tomou conhecimento do caso.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, de janeiro até o dia 22 de abril foram registrados 1.664 estelionatos virtuais com vítimas no Tocantins. Palmas lidera o ranking de vítimas de estelionato com 701 casos. O número é 10% maior que o registrado no mesmo período de 2024.
Golpistas usaram foto da economista em nota de pesar para pedir dinheiro
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
BRK é condenada a pagar quase R$ 150 mil após vazamento de esgoto em área de preservação
‘Gosto estranho que ficava na boca’, diz vítima sobre suposto chá com sêmen entregue por professor de canto preso
Mulher é encontrada morta ao lado de moto em trecho da BR-010
Segundo o advogado criminal Viktor Veloso, em casos como esse, a vítima deve se resguardar o máximo possível e denunciar a fraude para as autoridades imediatamente. “É imprescindível a pessoa ir na delegacia fazer um boletim de ocorrência para poder se eximir de responsabilidade em relação a isso”, recomendou.
O anúncio da falsa morte de Gréthia também teve impacto na saúde de familiares dela, que não chegaram a perder dinheiro, mas acreditaram na morte e sofreram abalos emocionais.
“A minha família, boa parte é idoso e aí quase matou uma tia. O meu primo falou que ela quase infartou, porque viu o banner comigo com nota de pesar”, relembrou a economista.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.