A origem do nome Mercedes-Benz

Em abril de 1900, Emil Jellinek, um empresário e cônsul do Império Austro-Húngaro, rebatizou os carros da Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) com o nome de sua filha, Mercédès. Nascido na Alemanha e criado em Viena, Jellinek vivia em Nice com sua segunda esposa e cinco filhos. A escolha do nome foi registrada oficialmente dois anos depois, e em 1926, a fusão da Daimler com a Benz resultou na criação da Mercedes-Benz, uma das marcas de automóveis mais prestigiadas do mundo.

O nome Mercedes-Benz é único por ser o único nome de marca de automóveis que homenageia uma mulher. Durante a Segunda Guerra Mundial, a marca se tornou um símbolo de poder na Alemanha nazista, com Adolf Hitler e outros líderes do regime frequentemente utilizando veículos da marca. Apesar disso, a origem do nome está profundamente ligada à relação de Jellinek com sua filha.

Por que Emil Jellinek escolheu o nome Mercedes?

Emil Jellinek tinha uma ligação notável com sua filha Mercédès, a ponto de batizar várias de suas propriedades com o nome dela e ser conhecido como “Senhor Mercedes”. Em 1903, ele até obteve autorização para mudar seu nome para Emil Jellinek-Mercédès. A escolha do nome também pode ter sido uma estratégia para evitar problemas judiciais, já que a DMG estava vendendo o nome comercial “Daimler” após a morte de Gottlieb Daimler.

Alguns pesquisadores acreditam que a mudança de nome foi um pedido da própria DMG, que não queria associar seu nome a corridas automobilísticas devido aos riscos de acidentes fatais. Jellinek, que encomendou alterações em carros para participar de corridas, teria atendido a esse pedido, resultando na adoção do nome Mercedes.

Mercedes-Benz – Créditos: depositphotos.com / jovannig

Qual foi o primeiro modelo Mercedes?

O primeiro modelo a ostentar oficialmente o nome Mercedes foi o 35 PS, que participou da Semana de Corrida de Nice em 1901. Este carro é considerado um protótipo do automóvel moderno devido à sua arquitetura progressiva. O sucesso do 35 PS em corridas e vendas levou a DMG a transformá-lo em um carro familiar, adicionando dois bancos na parte traseira para aumentar sua capacidade.

O Mercedes 35 PS possuía um motor de quatro cilindros e 2,1 litros, derivado do utilizado no Daimler Phönix de 1898. Com 35 cavalos-vapor de potência, o carro tinha uma distância entre eixos de 2,35 metros, comparável a modelos modernos como o Volkswagen Polo. O motor estava montado sobre o eixo dianteiro, e o torque era transmitido às rodas traseiras por meio de corrente.

Como era a mecânica do Mercedes 35 PS?

O Mercedes 35 PS apresentava um sistema de tração traseira, com o motor posicionado na frente do veículo. A transmissão era manual, com quatro marchas à frente e uma à ré, controlada por uma haste à direita do motorista. As rodas de madeira eram equipadas com pneus de borracha maciça, e o sistema de freios era duplo: o principal era acionado manualmente nas rodas traseiras, enquanto o secundário, ativado por pedal, utilizava corrente e refrigeração a água.

O design e a engenharia do Mercedes 35 PS marcaram o início de uma nova era na indústria automobilística, influenciando o desenvolvimento de veículos nos anos seguintes. A combinação de inovação técnica e homenagem pessoal fez do nome Mercedes-Benz um ícone duradouro no mundo dos automóveis.

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