Acusados de matar jovens a tiros e deixar adolescente ferido são condenados a mais de 19 anos de prisão


Crime aconteceu em janeiro do ano passado em Araguaína, região norte do Tocantins. Na época, quatro suspeitos foram presos e acusados pelo homicídio; dois deles foram absolvidos no julgamento. Jovem morreu após ser baleado no peito e outras duas pessoas ficaram feridas
Reprodução/PMTO
Dois jovens de 19 e 21 anos foram condenados a mais de 19 anos de prisão pela morte de Wesley Santos Carvalho e Kaique Cavalcante Lima Coelho, e tentativa de homicídio de um adolescente de 14 anos. O crime aconteceu em janeiro de 2024, motivado por uma rivalidade entre facções criminosas rivais, segundo a sentença. Os réus devem cumprir a pena em regime fechado e a decisão ainda cabe recurso.
Os jovens foram identificados como Danilo Bandeira Barbosa de 21 anos e Jonys Rodolpho Silva Arcanjo de 19 anos. O g1 solicitou um posicionamento à Defensoria Pública, que faz a defesa deles, mas não teve resposta até a publicação da reportagem.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A sentença foi assinada pelo juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína nesta terça-feira (22).
Os réus devem cumprir uma pena de 19 anos, um mês e 12 dias de prisão, além de multa pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Por causa da participação de um adolescente de 16 anos no crime, os dois também foram acusados por corrupção de menores, mas foram absolvidos.
Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público, Danilo, Jonys e o adolescente de 16 anos foram até as vítimas portanto armas de fogo e efetuaram os disparos. Um jovem de 21 anos teria aguardado no carro, que foi utilizado na fuga e outro rapaz de 21 anos ficou responsável por monitorar as notícias sobre o crime e a polícia, além de ter auxiliado na localização das vítimas.
Conforme a decisão, os dois jovens de 21 anos, acusados de participar do assassinato, foram absolvidos por negativa de autoria dos crimes de homicídio e corrupção de menores. Segundo o documento, durante o julgamento, as defesas dos dois acusados apresentaram como alegações finais a falta de provas suficientes que determinassem a autoria ou participação no crime.
No ano passado, os quatro jovens foram presos e o adolescente foi apreendido.
O crime
O crime aconteceu na noite do dia 27 de janeiro de 2024. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam encapuzados e passaram em frente a uma casa setor Itaipú, em Araguaína, atirando de um carro. Na frente da residência estavam Wesley Santos Carvalho e Kaique Cavalcante Lima Coelho, ambos de 18 anos e um adolescente de 14 anos.
Wesley morreu no local, ele foi atingido no peito, conseguiu correr até a avenida Blumenau, mas caiu em frente a uma casa e foi encontrado sem sinais vitais pela equipe do Samu. Já Kaique foi atingido por tiros na cabeça e foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 1º de fevereiro do ano passado. O adolescente de 14 anos foi atingido 15 vezes e teve ferimentos no pescoço, tórax, rosto, perna e braços. Apesar da gravidade dos ferimentos, ele conseguiu sobreviver.
LEIA MAIS
Jovem morre e outros dois ficam gravemente feridos após criminosos encapuzados passarem de carro atirando, diz polícia
Segundo jovem baleado por suspeitos encapuzados morre após ficar cinco dias internado
Suspeitos de tiroteio que matou dois jovens e deixou adolescente ferido são presos
Suspeitos de matar dois jovens a tiros e deixar adolescente gravemente ferido são presos
Conforme a polícia, a motivação do crime teria sido um suposto envolvimento das vítimas em uma facção criminosa rival à pertencente aos suspeitos.
Suspeitos presos
Suspeitos de matar jovens e deixar adolescente ferido foram presos em 2024
Arte g1/PCTO/DICOM SSP-TO
No dia 6 de março daquele ano um dos suspeitos foi preso temporariamente, que depois foi convertida em preventiva. O segundo suspeito foi preso preventivamente no dia 3 de abril.
Em maio, outros dois suspeitos de 18 e 21 anos foram presos durante cumprimento de mandados de preventivas no setor Araguaína Sul e no bairro São João. Um adolescente de 16 anos, apontado como um dos envolvidos nos homicídios, recebeu mandado de internação e também foi apreendido pela 2ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Araguaína.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.