Durante a 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Sebrae Nacional, FNP e Ambev anunciaram uma nova parceria para impulsionar a inclusão socioprodutiva de pessoas em vulnerabilidade econômica, com foco em implementar políticas públicas, oferecer capacitação, incentivar a formalização de negócios e mobilizar recursos para suporte nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Casas do Empreendedor dos municípios selecionados. A iniciativa expande o impacto do Bora Hub, plataforma da Ambev que, desde 2022, já gerou mais de R$ 620 milhões em renda para micro e pequenos empreendedores em todo o Brasil.
“Temos a ambição de incluir produtivamente 5 milhões de brasileiros até 2032. Nos últimos anos, investimos e atuamos em iniciativas para gerar impacto genuíno na vida das pessoas. Em 2023, iniciamos com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, um trabalho que incluiu a doação de um serviço de gestão para análise de dados e um plano de capacitação para empreendedorismo e emprego”, afirma Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais da Ambev.
Agora, queremos ampliar esse impacto, nos comprometendo a contribuir ativamente para engajar e mobilizar pessoas, promovendo a participação de empreendedores e potenciais empreendedores”, completa.
Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, os protagonistas do processo econômico global precisam integrar a inclusão produtiva, aliada à sustentabilidade e inovação. “Não podemos ter um planeta sustentável e desenvolver tecnologias que geram qualidade de vida, sem olhar para as pessoas que ainda estão, literalmente, excluídas na vida”, alertou Lima.
Todos devemos repactuar nosso compromisso com a transformação social por meio da inclusão produtiva.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
“As grandes e médias cidades concentram grandes desafios, mas também enormes oportunidades para a inclusão socioprodutiva. Ao integrar esforços com Ambev e Sebrae, fortalecemos a atuação dos municípios na ponta, com políticas públicas que geram impacto real na vida das pessoas. Essa parceria potencializa o trabalho dos CRAS e das Casas do Empreendedor, conectando gestão pública, iniciativa privada e sociedade em torno do desenvolvimento local sustentável”, pontua Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP.
Em 2024, a Ambev celebrou 25 anos de história, brindando ao seu compromisso com o Brasil e com a inclusão produtiva. A jornada da empresa é tecida com o desejo de construir um futuro em que cada brasileiro tenha a oportunidade de prosperar. O novo capítulo, junto ao Sebrae e FNP, será um passo adiante na realização deste sonho.