BRICS Women’s Startups Contest 2025: startups lideradas por mulheres ganham destaque global

Estão abertas até o dia 4 de maio as inscrições para o BRICS Women’s Startups Contest 2025, concurso internacional voltado para startups lideradas por mulheres dos países membros e parceiros dos BRICS. Neste ano, com o Brasil na presidência do bloco, o evento será organizado pelo Sebrae, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e terá sua fase final realizada no Rio de Janeiro.

A iniciativa integra as ações da Aliança Empresarial de Mulheres dos BRICS (BRICS WBA) e visa reconhecer e promover negócios inovadores comandados por mulheres, com alto potencial de impacto e escalabilidade nos mercados emergentes.

Este é um momento histórico para o Brasil e para as mulheres empreendedoras que querem escalar suas ideias com impacto. Estamos entusiasmados em liderar esta edição do concurso e abrir portas para que talentos femininos ganhem visibilidade internacional.

Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae.

O concurso está dividido em seis categorias temáticas, contemplando setores estratégicos: saúde, educação, energia, agricultura, transformação digital e sustentabilidade.

Quem pode participar?

Podem se inscrever mulheres fundadoras ou cofundadoras de startups com atuação ou planos de expansão para os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos) ou países parceiros (como Cazaquistão, Nigéria, Cuba, entre outros).

As candidatas devem ocupar papel de liderança na empresa, estar envolvidas nas operações estratégicas e atuar em negócios com base tecnológica ou de inovação, com potencial de crescimento. Startups em fase inicial, em tração ou já em processo de escala podem participar.

Processo de avaliação

O concurso será dividido em três etapas:

  • Qualificação: verificação de elegibilidade, com base em critérios de residência, liderança e estágio da startup.
  • Análise Técnica: especialistas setoriais avaliarão as propostas de acordo com critérios como inovação, impacto e viabilidade.
  • Avaliação Final: seleção com base na aderência às prioridades estratégicas dos BRICS e potencial de impacto regional.
Margarete Coelho (centro), durante lançamento do concurso internacional. Foto: Larissa Carvalho

Premiação

As 18 startups finalistas participarão de uma Missão Técnica no Rio de Janeiro, entre os dias 1º e 8 de julho. A programação inclui visitas a centros de inovação, encontros com investidores, participação no Fórum Empresarial dos BRICS e cerimônia de premiação oficial durante a Cúpula dos BRICS.

O BRICS Women’s Startups Contest 2025 surge como uma oportunidade estratégica para fortalecer ainda mais esse movimento de transformação. Segundo o Observatório Sebrae Startups, 31% das startups brasileiras já contam com mulheres na liderança, evidenciando avanços importantes, mas também os desafios ainda presentes, como acesso a crédito e reconhecimento.

“Ao dar visibilidade internacional a negócios liderados por mulheres, o concurso contribui para ampliar o protagonismo feminino, fomentar conexões estratégicas e abrir novos caminhos de crescimento para empreendedoras que estão moldando o futuro da inovação — no Brasil e no mundo”, destaca Margarete.

Inscrições

As interessadas devem acessar o site oficial do concurso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.