
Avião baixaria numa altura mínima e faria um procedimento de levantar voo novamente, o que se chama arremeter, quando acabou saindo da pista, na última segunda-feira (17), ninguém se feriu. Avião da Força Aérea Brasileira sai da pista no aeroporto de São José dos Campos
Andréia Lucchesi
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que saiu da pista durante um procedimento no aeroporto de São José dos Campos (SP) foi retirado do local na noite desta terça-feira (8).
Com isso, a pista em que o incidente aconteceu foi totalmente liberada. Inicialmente, ela havia sido interditada e, depois, passou a funcionar parcialmente, mas agora opera normalmente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o aeroporto, o caso aconteceu com um avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira, na última segunda-feira (7). Ninguém se feriu.
Segundo o site Flightradar, o avião modelo Beechcraft Hawker 800, com matrícula FAB6053, saiu do Rio de Janeiro às 16h33 desta segunda-feira e chegou em São José dos Campos às 17h24.
Ainda com base nas informações do Flightradar, foram feitas duas aproximações seguidas na pista e, na terceira tentativa, o avião saiu da pista.
Torre de controle e piloto se comunicaram antes de avião da FAB sair da pista em São José
Um trecho da gravação entre o piloto do GEIV-53 e a torre de controle, ao qual a Rede Vanguarda teve acesso, deixou claro que não pretendia pousar. Ele só baixaria o avião numa altura mínima e faria um procedimento de levantar voo novamente, o que se chama arremeter.
A programação do aeroporto não foi afetada, já que não havia voos comerciais ou de carga previstos.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga o caso.
Avião da Força Aérea Brasileira sai da pista durante pouso no aeroporto de São José dos Campos
Andréia Lucchesi
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina