
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga o caso. Ninguém se feriu. Torre de controle e piloto se comunicaram antes de avião da FAB sair da pista em São José
Um registro obtido pela TV Vanguarda mostra o momento em que o piloto do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) conversa com a torre de controle do Aeroporto de São José dos Campos antes do incidente ocorrido nesta segunda-feira (7).
O avião, modelo Beechcraft Hawker 800, com matrícula FAB6053, partiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 16h33 desta segunda-feira e chegou em São José dos Campos às 17h24.
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Ele pertence ao Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV) e serve para inspecionar os equipamentos de auxílio à navegação, como instrumentos de aproximação e pouso nos aeroportos.
Avião da FAB no Aeroporto de São José dos Campos, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Segundo a carta de aproximação do Aeroporto de São José dos Campos para voos por instrumento, o avião deve fazer uma curva distante e se aproximar num ângulo de 157°. Boa parte da distância é percorrida a 3.600 pés, pouco mais de 1 quilômetro de altitude.
Um trecho da gravação entre o piloto do GEIV-53 e a torre de controle deixa claro que não pretendia pousar. Ele só baixaria o avião numa altura mínima e faria um procedimento de levantar voo novamente, o que se chama arremeter.
Torre: GEIV, só confirmando intenções. O seu toque arremete ou arremete nos mínimos?
Piloto: Toque e arremete, GEIV 53.
Torre: Ciente, 53. Toque e arremetida autorizados. Cabeceira Uno-meia. Vento um-oito-zero graus. Sete nós.
Piloto: Autorizado toque e arremetida para o GEIV 53.
Avião da FAB no Aeroporto de São José dos Campos, SP
Reprodução/TV Vanguarda
O procedimento foi concluído com sucesso às 17h11.
Torre: GEIV 53 tocou e arremeteu uno-uno (17h11). Confirme intenções.
Piloto: Tráfego. Se possível pela esquerda. Tráfego visual mantendo 3.600 pés.
Torre: GEIV 53, o voo instrumento cancelado aos Dois-zero-uno-uno (17h11). Circuito padrão direita-esquerda e retorna pronto para girar base.
‘Giro-base’ é uma volta em torno do aeroporto para um novo procedimento de pouso. Foi o que o piloto fez. Ele se aproximou da pista e arremeteu.
Torre: GEIV 53 tocou e arremeteu uno-sete (17h17). Circuito padrão. Reporta para girar base.
A torre pergunta quantas operações semelhantes ele ainda faria:
Torre: GEIV 53, intenções. Quantos toques no aeródromo?
Piloto: Mais sete toques.
Torre: Ciente. Sete toques.
Mas, no terceiro toque, algo não correu como previsto, às 17h24.
Piloto: Autorizado toque e arremetida para GEIV 53 cabeceira uno-meia.
Torre: GEIV 53, torre. GEIV 53, na escuta?
Avião da FAB no Aeroporto de São José dos Campos, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Ninguém se machucou. 25 horas depois do acidente, o avião ainda não foi retirado do local.
Na manhã desta terça, técnicos do Cenipa passaram a manhã em São José dos Campos e vão apurar as causas do acidente.
Segundo o Comando da Aeronáutica, o avião teve danos leves. De acordo com a administração do aeroporto, a pista, que está parcialmente interditada, deve ser liberada ainda na noite desta terça.
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