Morte de idosa por suspeita de dengue é investigada no Tocantins, diz Secretaria da Saúde 


Boletim de monitoramento divulgado semanalmente mostrou que o primeiro óbito em investigação foi registrado em Augustinópolis, no Bico do Papagaio. Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Mosquito Aedes Aegypti é transmissor da dengue, chikungunya e zika
Sesa/Divulgação
O novo boletim de monitoramento dos casos de dengue no Tocantins apontou a primeira morte por suspeita da doença. A vítima é uma idosa e o caso está em investigação, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A informação saiu no boletim referente aos dados coletados entre as semanas epidemiológicas 1 a 13 de 2025, do início do ano até o dia 29 de março deste ano. O óbito em investigação foi registrado em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, no mês de março.
O documento divulgado semanalmente foi publicado na sexta-feira (4) e, segundo a SES, a área técnica está em contato com o Município e aguarda o resultado da investigação do caso.
No mesmo período, o estado registrou 5.754 notificações de suspeitas de casos de dengue. Apesar do alto número, houve uma redução de 42% em relação ao mesmo período de 2024, que teve 9.969 notificações.
Sobre os casos confirmados, 488 pessoas foram diagnosticadas com a dengue no Tocantins neste ano. Os registros ocorreram em 57 municípios. No ano passado, no mesmo período, a Saúde Estadual confirmou 1.707 casos da doença.
A dengue é transmitida aos seres humanos por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso diversas ações alertam a população para evitar que se acumule, principalmente dentro de casa, focos com água parada. É nesse ambiente que o mosquito se prolifera e causa o aumento nos casos da doença.
Entre os sintomas da doença estão febre alta acima de 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.
LEIA TAMBÉM:
Morre no hospital motorista que foi baleado em pátio de oficina após discussão no trânsito
Agressões e pedido de socorro pelo Whatsapp: o que se sabe sobre suspeito preso por tentativa de feminicídio contra namorada
Consulta pública vai ouvir população sobre a qualidade e segurança de 120 pontes no Tocantins; veja como participar
Chikungunya e zika
A chikungunya e a zika também são transmitidas através da picada do Aedes aegypti. Com relação à chikungunya, foram registradas 486 notificações da doença e 74 casos confirmados.
Quanto à zika, os números são mais baixos ainda. O boletim das primeiras 13 semanas epidemiológicas mostrou 237 notificações e apenas cinco casos confirmados em quatro municípios.
Pelo receio de que o vírus cause problemas em fetos, felizmente nenhuma gestante foi diagnosticada com a doença neste ano, segundo o boletim da SES.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.