Genial/Quaest: Maioria do mercado vê como provável a aprovação da reforma do IR

A pesquisa Genial/Quaest com operadores do mercado aponta um forte aumento na desaprovação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que subiu de 24% para 58%, enquanto sua avaliação positiva despencou de 41% para apenas 10%. Clique aqui para acessar a íntegra da pesquisa.

O pessimismo com a economia permanece alto: 83% acreditam que a situação vai piorar nos próximos 12 meses. Para 2025, 58% preveem uma recessão e 82% esperam inflação superior à de 2024.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A maioria do mercado acredita que o Congresso deve aprovar as medidas propostas pelo governo, incluindo o saque do FGTS para demitidos no saque-aniversário (67%), a elevação da faixa de isenção do imposto de renda (64%) e a criação de um novo auxílio gás (59%).

Além disso, as projeções do mercado para 2025 apontam uma inflação acumulada de 6,01%, com a taxa Selic atingindo 14,73% e o dólar cotado a R$ 5,96.

A pesquisa aponta uma queda contínua na expectativa de que o presidente Lula buscará a reeleição: apenas 60% acreditam que ele será candidato, abaixo dos 70% em dezembro e dos 86% em março de 2024.

Na opinião dos entrevistados, o cenário eleitoral também se tornou mais desfavorável para Lula. Há um ano, 53% o viam como favorito, contra 47% que previam sua derrota. Agora, a tendência se inverteu: 66% acreditam que ele perderia a eleição, enquanto apenas 27% apostam em sua reeleição.

A pesquisa, feita entre os dias 12 a 17 de março, entrevistou 106 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão de fundos de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.