É #FAKE que governo vai misturar vacina da Covid-19 com vacina da gripe


Em vídeo gravado durante culto, pastor insinua que governo iria juntar os dois imunizantes. Anvisa diz: ‘A hipótese de mistura das vacinas não tem qualquer base técnica’. Líder religioso mente ao dizer que governo pretende misturar vacinas da covid-19 e da gripe; hipótese não tem qualquer base técnica
g1
Circula nas redes sociais o vídeo de um pastor evangélico insinuando que o governo brasileiro vai misturar a vacina da Covid-19 com a vacina da gripe. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa? O vídeo contém uma declaração feita por um pastor em 23 de março de 2025 durante transmissão no YouTube. Ele diz: “Nós estamos falando de misturar a vacina de Covid-19 na vacina de gripe. Pode ser uma falácia, mas para quem sabe como eles agem e o que eles fizeram conosco, com as vacinas, nos empurrando na marra… Eu tive duas tromboses”. 
⚠️ Por que o vídeo é falso?
Ao Fato ou Fake, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que controla a aprovação e distribuição de vacinas no brasil, desmentiu a fala do pastor.
“A hipótese de mistura das vacinas não tem qualquer base técnica. Trata-se de produtos diferentes, que podem ser inclusive de fabricantes diferentes”, diz o órgão.
Sobre alegação entre a vacina da Covid-19 e o desenvolvimento de trombose, a Anvisa lembra que esse tipo de reação é raro e conhecido desde o início da aplicação dos imunizantes contra o Sars-Cov-2 que utilizam o vetor de adenovírus — eram os casos das vacinas da AstraZeneca e Janssen (Johnson & Johnson).
Cientistas da Universidade de Oxford concluíram que o risco de trombose por consequência da Covid-19 é de 8 a 10 vezes maior que o risco desenvolver o mesmo quadro depois da aplicação das vacinas.
Outros órgãos técnicos e científicos globais — como a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês); o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês); a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês); e a Organização Mundial da Saúde (OMS) — são unânimes ao atestar que os benefícios da vacina imunizante superam os riscos, particularmente para pessoas com mais risco de contrair a Covid.
Para a AstraZeneca, desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford, um estudo da EMA concluiu que o risco desenvolver trombose é de 6 casos a cada 1 milhão de doses administradas.
Para a Janssen, um relatório de segurança do CDC mostrou que o risco de trombose é de 4 casos em mais de 1 milhão de doses administradas. Apesar da baixa incidência, o CDC e o FDA chegaram a recomendar a pausa na aplicação do antígeno por “excesso de cuidado”. E a vacina da Janssen perdeu a licença emergencial em maio de 2023 e não se encontra mais em circulação.
Em fevereiro de 2022, o Fato ou Fake publicou desmentido sobre o que seria uma alta correlação entre e imunizantes da Covid-19 e trombose.
Líder religioso mente ao dizer que governo pretende misturar vacinas da covid-19 e da gripe; hipótese não tem qualquer base técnica
g1
Veja também
É #FAKE vídeo de Virginia Fonseca ao lado de filha anunciando PIX de R$ 1 mil para seguidores; trata-se de golpe
É #FAKE vídeo de Virginia ao lado de filha anunciando PIX de R$ 1 mil para seguidores
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.