Meteorologistas alertam para previsão de chuva forte no Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP


Combinação de fatores com previsão de temporal e queda brusca nas temperaturas deixa região em alerta. Chuva pode chegar a 300 milímetros no Litoral Norte entre quinta (3) e domingo (6). Chuva
Lucas Tavares/g1
Uma combinação de fatores meteorológicos que deve provocar chuvas fortes e queda brusca nas temperaturas a partir desta quinta-feira (3) coloca a região do Vale do Paraíba em alerta para o risco de ocorrências nos próximos dias.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) afirma que o volume de chuva pode chegar até 300 milímetros – índice considerado alto – entre quinta-feira (3) e domingo (6). Confira a previsão de chuva em cada região no período:
Vale do Paraíba: de 20 a 80 milímetros
Serra da Mantiqueira: de 30 a 100 milímetros
Litoral Norte: de 80 a 300 milímetros
“Esses acumulados devem levar a emissão de alertas do Cemaden para enxurrada, inundação e deslizamento de terra. Vai depender da combinação do volume de chuva e das características das áreas de risco em cada município”, explica Giovanni Dolif, coordenador de operações substituto do Cemaden.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Por conta dessa previsão, a Defesa Civil de São Paulo decidiu prorrogar até o dia 15 de abril uma operação de contingência que está em andamento contra chuvas fortes. Com isso, o órgão intensifica o monitoramento da situação e mobilização caso algum problema seja relatado.
“As Defesa Civis municipais manterão as vistorias de campo e com as ações dos planos de contingência em vigor, como por exemplo, a da montagem de abrigos emergenciais em caso de famílias desabrigadas ou desalojadas”, afirma o órgão estadual.
Os dias mais críticos em relação à chuva na região devem ser entre quinta e sexta-feira.
Chuva e tempo fechado e nublado no Litoral Norte de São Paulo
Reprodução/TV Vanguarda
O risco de chuvas fortes na região é provocado por uma combinação de fatores meteorológicos, como uma frente fria – entenda abaixo.
Além de causar chuva, essa frente fria deve provocar o primeiro frio do ano, com queda brusca nas temperaturas nos próximos dias.
Duas das principais cidades do Vale do Paraíba, Taubaté e São José devem ver as temperaturas máximas caírem mais de 10ºC entre quinta-feira e sábado (5) – de 32ºC para 21ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
O que provoca a mudança no tempo?
A mudança no tempo na região é provocada pela combinação de pelo menos três fatores meteorológicos. O primeiro é um cavado – correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade -, que começa a atuar na quinta-feira (3), quando a chuva mais generalizada deve ter início.
Em seguida, na sexta-feira (4), está prevista a chegada de uma frente fria forte, que vem da Argentina e promete derrubar as temperaturas.
Imagem de arquivo
Claudia Assencio/g1
A combinação desses dois fatores, somados ainda ao fato das temperaturas altas que têm sido registradas na região no início da semana, podem provocar temporais preocupantes.
“O risco para temporais aumenta por causa da aproximação de uma frente fria, que vem trazendo uma massa de ar frio moderada a forte. O grande choque térmico sobre São Paulo vai facilitar a formação das nuvens carregadas no estado”, explica o portal Clima Tempo.
Nesta quarta-feira (2) ainda há possibilidade de chuva, mas menos forte do que a prevista para os próximos dias e mais localizada e rápida.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.