É #FAKE que certidão de nascimento substituiu o termo ‘mãe’ por ‘corpo que pariu’


Termo atualmente usado no modelo oficial é ‘genitor(a)’. Mensagem falsa circula acompanhada vídeo de deputado que criticou publicação do Ministério da Saúde. É #FAKE que certidão de nascimento substituiu termo ‘mãe’ por ‘corpo que pariu’
Reprodução
Circula nas redes sociais uma mensagem que usa um vídeo do deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO) para dizer que o governo federal supostamente substituiu o temo “mãe” por “corpo que pariu” nas certidões de nascimentos. É #FAKE.
u
g1
🛑 O que diz a legenda da publicação falsa? “Mulher mãe, a partir de agora para o governo, vc não será mais mãe, agora virá na certidão de nascimento do seu filho ‘CORPO QUE PARIU’ 😔.”
O conteúdo foi publicado no Instagram do parlamentar em 12 de fevereiro de 2025. Ele mostra o político criticando o Ministério da Saúde, que em janeiro havia feito um post com os termos “corpo de quem pariu” e “pessoa que pariu” para abordar o puerpério, período posterior ao parto. Em nenhum momento, o deputado afirma que haverá uma mudança nas certidões de nascimento.
⚠️ Por que a mensagem é falsa?
As certidões de nascimento não contêm o termo “corpo que pariu”.
Ao Fato ou Fake, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou que uma regra instituída em 30 de agosto de 2023 estabeleceu o termo “filiação” no campo específico para designar os pais. Mas uma norma que entrou em vigor em 17 de setembro de 2024 substituiu por “genitor(a)”.
O padrão segue as diretrizes para certidões de nascimento (veja modelo abaixo), casamento e óbito que vale para todo o território nacional.
Modelo de certidão de nascimento vigente em 2025 usa o termo ‘genitor(a)’.
Reprodução/CNJ
📌 Desde quando as publicações falsas circulam?
O Fato ou Fake encontrou correspondências do conteúdo enganoso em mensagens de WhatsApp e publicações do início de março de 2025.
Essa não é a primeira vez que circulam notícias falsas sobre mudanças nas certidões de nascimento. Em outubro de 2024, o Fato ou Fake desmentiu mensagens que afirmavam que o Supremo Tribunal Federal (STF) havia permitido retirar as palavras “pai” e “mãe” do documento.
É #FAKE que certidão de nascimento substituiu termo ‘mãe’ por ‘corpo que pariu’
Reprodução
Veja também
É #FAKE que mulher fazer xixi depois de sexo evita gravidez
É #FAKE que mulher fazer xixi depois de sexo evita gravidez
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.