É #FAKE que Trump proibiu Alexandre de Moraes de movimentar dinheiro em 123 países


Nome de Alexandre de Moraes não consta na lista de pessoas sancionadas pelo governo norte-americano; STF negou que ministro tenha sido alvo de qualquer tipo de sanção. Imagem afirma que Trump determinou o bloqueio de transações financeiras em 123 países
Imagem: g1
Circula nas redes sociais a informação de que o governo de Donald Trump proibiu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de fazer transferências bancárias em 123 países. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação mentirosa?
Postagens feitas a partir do dia 26 de fevereiro de 2025 em perfis no Instagram anunciam, falsamente, que o ministro do STF Alexandre de Moraes foi alvo de sanções econômicas impostas pelo governo de Donald Trump.
O texto de uma das imagens, que passou de 40 mil curtidas, diz: “O presidente Trump aplica uma sanção a Alexandre de Moraes, conforme a legislação dos Estados Unidos, impedindo-o de fazer transferências internacionais para 123 países. Já podemos afirmar ‘perdeu, mané’?”.
A imagem tem uma ilustração da máscara de Guy Fawkes, oposicionista inglês condenado à morte por traição em 1605, por tramar um plano para explodir o parlamento. O símbolo é usado pelo grupo de hackers e ciberativistas Anonymous.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
Procurado, o STF negou que o ministro Alexandre de Moraes tenha sido alvo de qualquer sanção por parte do governo norte-americano.
“Isso é obviamente mentira”, informou a assessoria de imprensa da Corte.
O Fato ou Fake fez uma busca na base de dados pública do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Office of Foreign Assets Control, ou OFAC, na sigla em inglês). Trata-se da agência do Departamento do Tesouro dos EUA responsável pela imposição de sanções administrativas e econômicas.
O nome de Alexandre de Moraes não consta da lista de “Cidadãos Especialmente Designados” (Specially Designated Nationals, ou SDNs, na sigla em inglês). A lista mostra, justamente, a relação dos indivíduos e empresas penalizados pela administração do país.
Também não foi possível encontrar, no site da Casa Branca, qualquer registro oficial tomado pela administração Trump no sentido de sancionar Moraes, ou qualquer outro ministro do STF.
No Instagram, as publicações mentirosas já receberam a tarja sinaliza conteúdo fake: “Informação falsa. Passou por análise de verificadores de fatos independentes”.
Em 19 de fevereiro de 2025 a empresa Trump Media & Technology (grupo do presidente) e a plataforma de vídeos Rumble apresentaram à Justiça dos EUA um processo contra Moraes, acusando o ministro de censura e pedindo que ordens dadas para derrubar contas do aplicativo não tivessem efeito legal em território americano – a Justiça rejeitou a ação.
Em 21 de fevereiro de 2025, Moraes determinou o bloqueio do Rumble no Brasil. E, no dia seguinte, o Rumble e a Trump Media & Technology entraram com um novo processo contra o ministro, questionando a ordem do ministro.
A disputa, porém, não levou a inclusão do nome do ministro na lista de autoridades sancionadas nos EUA.
Imagem afirma que Trump determinou bloqueio de transações financeiras de Alexandre de Moraes
Imagem: g1
Veja também
É #FAKE que vídeo sobre alerta para novo vírus na China seja atual; conteúdo usa reportagem de 2020 sobre Covid-19
É #FAKE que vídeo sobre alerta para novo vírus na China seja atual
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.