Guia Sebrae do Instagram: saiba as diferenças entre publicações orgânicas e impulsionadas

O Instagram é a rede social com maior potencial de engajamento entre as atuais – segundo a 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, a rede é a preferida de 60% dos empreendedores entrevistados e perde apenas para o WhatsApp. Mas, para aproveitar ao máximo suas possibilidades, é fundamental entender seus recursos e o Guia Sebrae do Instagram traz uma série de conteúdos sobre as ferramentas oferecidas pela plataforma e qual a melhor forma de utilizá-las.

“O Instagram é uma rede social criada para relacionamento, com grande potencial para vendas. Por apresentar uma infinidade de informações diversificadas, é fundamental produzir um conteúdo que seja realmente diferenciado, que desperte genuinamente o interesse de compra nos usuários”, explica Janaina Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae.

Você sabe as diferenças entre os entre as publicações orgânicas e as impulsionadas? Atualmente, existem duas formas de alcançar as pessoas dentro do Instagram: uma é gratuita e chamada de orgânica; a outra é a forma paga ou patrocinada, quando você investe um valor para a plataforma mostrar algum anúncio ou publicação específica a mais pessoas. Em ambas as estratégias, é possível utilizar recursos como cards, reels, carrossel e stories.

Foto: Divulgação.

Post Orgânico

As postagens orgânicas são os posts não promovidos, isso significa que eles têm alcances espontâneos, que dependem do número de seguidores e de interações com o conteúdo, ou seja, são uma ferramenta de relacionamento com quem já conhece a marca. Porém, de forma mais lenta, podem servir para atrair novos seguidores.

Esses posts podem ensinar algo, entreter pessoas, provocar reflexões ou gerar valor de alguma maneira. Além disso, movimentam o Feed e geram engajamento. Uma dica nesse tipo de conteúdo é ser real e usar fotos, vídeos e pessoas para aproximar você do seu cliente. Opte por explorar algo pontual do seu negócio como:

  • Um produto novo.
  • Um carregamento de estoque.
  • Um aviso importante.

O conteúdo orgânico, comenta Janaína Camilo, contribui para construir autoridade e posicionamento da marca como referência no mercado, estabelece relacionamento e engajamento, qualifica o tráfego aumentando as chances de conversão e cria provas sociais por meio da recomendação natural dos clientes satisfeitos. “Se a estratégia orgânica for bem alinhada com os momentos de consideração e decisão do consumidor, ela pode ser um excelente motor de vendas”, complementa.

Post Impulsionado

Ainda segundo a pesquisa Pulso, quase metade dos pequenos negócios (48%) investe em propaganda paga na internet, o que confirma que as empresas estão aderindo à tendência da utilização dos meios digitais para vender produtos e serviços.

A primeira coisa que você precisa saber é que criar uma campanha de anúncios é diferente de impulsionar um post no Instagram. Impulsionar é pagar para que sua publicação chegue a mais usuários do Instagram. São aqueles posts que aparecem com a indicação “Patrocinado”.

Um planejamento eficiente de mídia impulsionada vai além da conversão imediata – ele deve abranger todas as etapas da jornada do consumidor. O tráfego pago não deve ser visto apenas como um atalho para vendas, mas como uma ferramenta estratégica para ampliar o alcance e fortalecer as fases de descoberta e consideração.

Janaina Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae.

No caso do anúncio, você cria suas campanhas em plataformas específicas, como Facebook Ads ou Google Ads, e envia para um público segmentado. As principais diferenças são os objetivos e as especificações. Os anúncios são indicados para gerar conversões. Já o impulsionamento serve para aumentar a visibilidade. Por isso é importante fazer um planejamento prévio das ações no Instagram.

E não se esqueça! Antes de partir para os posts patrocinados é importante criar uma boa base de seguidores orgânicos. Além disso, um calendário de postagens mensais será essencial para potencializar seus resultados. Quando bem combinados, orgânico e pago se complementam e fortalecem a presença da marca. Gostou das dicas até aqui? Então, acesse um conteúdo exclusivo com dicas sobre como utilizar o Instagram profissionalmente em 2025.

5 dicas rápidas para criar posts orgânicos e patrocinados

  1. Seja autêntico e mostre quem está por trás da sua marca, mas cuidado com as opiniões pessoais no perfil da empresa;
  2. Use um bom português. Seus clientes merecem uma comunicação clara. Atenção aos acentos, às vírgulas e pontuações;
  3. Avalie datas que movimentam o varejo e faça um planejamento anual;
  4. Antecipe-se e comece a falar sobre os temas antes para ser lembrado pelo seu consumidor. Tenha frequência;
  5. Respeite o momento de cada cliente. Gerar desejo leva tempo e, claro, esteja preparado para arrasar na hora que eles decidirem comprar.

Saiba mais sobre como usar o Instagram para ajudar sua empresa:

  • Análise de métricas nas redes sociais
  • Guia de vendas para redes sociais
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