Horário da apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro 2025

Horário da apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro 2025

Nesta quarta-feira, 5, o público vai conhecer a campeã do Carnaval Carioca de 2025. Os carnavalescos se reúnem na Sapucaí a partir das 16 horas desta quarta-feira de Cinzas para consagrar a escola de samba vitoriosa, como também as rebaixadas para o grupo de acesso. Confira quando será o horário da apuração do carnaval do Rio de Janeiro.

Onde assistir a apuração do Carnaval do RJ

O horário da apuração do carnaval 2025 do RJ será às 16 horas (de Brasília) e vai passar ao vivo na TV Globo. Para poder conferir, plataformas como o g1 e o Globoplay vão transmitir, ao vivo, as apurações.

O levantamento das notas que definirão as escolas campeãs do Grupo Especial vai ser realizado na Praça da Apoteose, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, onde aconteceram os desfiles.

Neste ano, as escolas foram dividas em 3 dias. Os desfiles começaram no domingo e tiveram Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro e Mangueira. Na segunda-feira, entraram na avenida as escolas Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel. O último dia teve Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela.

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Quais são os quesitos das escolas de samba?

O desfile das escolas do Grupo Especial passa pelo julgamento de um grupo de jurados, escolhido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA). Para avaliar as agremiações no dia da apuração do carnaval 2025 RJ, eles devem se basear no Manual do Julgador, em que nove quesitos são julgados, com notas que variam de nove até dez, com uma casa decimal. Confira quais são esses quesitos avaliados pelo júri:

Bateria: Avalia a manutenção regular e a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos e a criatividade e a versatilidade do grupo.

Samba-enredo: O jurado deve avaliar a letra e a melodia separadamente. Para a letra, consideram-se a adequação da letra ao enredo; a riqueza poética, a beleza e o bom gosto; e a adaptação à melodia. Já para a melodia, são consideradas as características rítmicas próprias do samba; a riqueza melódica, sua beleza e o bom gosto de seus desenhos musicais; e a capacidade de sua harmonia musical facilitar o canto e a dança dos desfilantes.

Harmonia: Nele, deve-se considerar a perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes da escola, em consonância com o intérprete e a manutenção de sua tonalidade, assim como o canto do samba-enredo pela totalidade da escola e a harmonia do samba.

Evolução: É avaliada a fluência da apresentação, penalizando a ocorrência de correrias e retrocessos de alas e alegorias. Considera também a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes, além da coesão do desfile, ou seja, a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre alas e alegorias.

Enredo: São dois subquesitos somados. Em concepção, é apreciada a ideia básica apresentada pela escola e o desenvolvimento teórico do tema proposto. Contam pontos a clareza, a coerência e a coesão na roteirização do desfile. Já em realização, é averiguada a capacidade de compreensão através das fantasias, alegorias e outros elementos plástico-visuais, assim como a exposição do tema no roteiro.

Alegorias e Adereços: avalia a concepção e realização, a adequação das alegorias e dos adereços ao enredo, a criatividade, a impressão causada pelas formas, e os acabamentos e cuidados na confecção e decoração.

Fantasias: Também separando concepção e realização, são avaliadas a adequação das fantasias ao enredo, a criatividade, a impressão causada, a uniformidade de detalhes e o acabamento.

Comissão de Frente: A coreografia e a fantasia são levadas em consideração, em que avalia-se a capacidade da comissão impactar positivamente o público, o cumprimento da função de saudar o público e apresentar a escola, a coordenação, o sincronismo e a criatividade de sua exibição.

Mestre-sala e porta-bandeira: Considera-se a harmonia do casal, verificando sua adequação para a dança e a impressão causada.

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