Gleisi Hoffmann é confirmada para comandar a articulação política do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, por meio de nota, nesta sexta-feira (28/2), a escolha da deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para o comando da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Gleisi vai substituir Alexandre Padilha, indicado na terça-feira (25/2) para o Ministério da Saúde. A posse ocorrerá em 10 de março.

Conforme informou o JOTA PRO a seus assinantes na noite de quinta-feira (27/2), o nome que mais havia ganhado força no entorno do presidente da República para assumir o posto era o Gleisi Hoffmann – que inicialmente era cotada para a Secretaria-Geral da Presidência. Mas o bom trânsito da presidente do PT com a nova cúpula da Câmara e com parte do centrão fez com que ela passasse a ser citada em conversas para assumir a articulação política.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A manutenção de um Planalto 100% petista tem o potencial de sinalizar para o mundo político que o presidente da República e o PT vão apostar na polarização, já que no campo adversário o cenário colocado de momento é a insistência de Jair Bolsonaro na candidatura, mesmo inelegível.

Por outro lado, uma reforma ministerial mais abrangente, abrindo caminho para o centro assumir as rédeas da negociação política, indicaria uma disposição maior de formar uma frente ampla não só para atravessar o restante do governo, como buscar construir uma coalizão para a eleição presidencial.

Leia a íntegra da nota

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Gleisi vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recém indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.