
Categoria faz ato na porta da Assembleia Legislativa na capital. Sala de aula em Sergipe
ASN
Os professores da rede estadual paralisaram as atividades, nesta quarta-feira (7), e um grupo se concentrou na Praça Fausto Cardoso em frente à Assembleia Legislativa, em Aracaju. Segundo a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), 60% das escolas da capital não tiveram aulas nesta quarta-feira. Já no interior, 40% das unidades não funcionaram.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) informou que o objetivo é que uma comissão visite todos os gabinetes dos deputados estaduais pedindo apoio concreto para a pauta de reivindicação da categoria. A paralização tem previsão para acontecer até essa quinta-feira (8).
Os professores protestam, entre outras coisas, contra perdas salariais, congelamento dos triênios e falta de condições adequadas para trabalhar e devem continuar de braços cruzados até essa quinta-feira. A paralisação foi considerada ilegal pela Justiça de Sergipe, que determinou multa de R$ 60 mil por dia de greve.
Em nota, o governo informou que, desde 2023, mantém o diálogo aberto com a categoria, e que está atendendo aos pleitos propostos gradativamente. Além disso, continua realizando o acordado em conjunto com os professores para garantir melhores condições de trabalho e estrutura física das escolas, através da aplicação de programas de incentivo ao magistério, realizações de obras e recuperação do valor devido pela União a título de complementação das verbas do Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).