Após aumento de casos de Covid-19 e registro de mortes, prefeito de Araguaína diz que vai direcionar recursos do Carnaval para saúde


Além do aumento da Covid, a Prefeitura de Araguaína diz que decisão também é baseada na queda do repasse Fundo de Participação dos Municípios. Prefeitura de Araguaína cancela carnaval e direciona recurso para saúde
Montagem/Marcos Filho Sandes/Marcos Neto/Secom Araguaína
A Prefeitura de Araguaína anunciou que os investimentos que seriam utilizados no Carnaval deste ano serão direcionados para a área da saúde. A decisão, segundo o prefeito Wagner Rodrigues, é devido o aumento de casos da Covid-19 e a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, do governo federal. Será aplicado na saúde o valor de R$ 1,2 milhão, provenientes do tesouro municipal.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo o município, somente em fevereiro foram registrados 214 casos da doença na cidade. Desde o início do ano, três pessoas morreram, sendo que duas delas eram pacientes de outras cidades que estavam em Araguaína. Uma das vítimas era uma idosa de 70 anos, que morreu por complicações provocadas pela Covid.
“Nós temos mais de 40 frentes de serviços por toda a cidade, porém a situação financeira do município não é das melhores. Parte é devido às sucessivas quedas de repasses do FPM do Governo Federal. Outro ponto que nos fez desistir de fazer o carnaval foi o crescente número de casos da Covid-19 em Araguaína, inclusive com mortes”, explicou o prefeito.
Segundo a prefeitura, os recursos que serão direcionados não são exclusivos da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, mas sim do Tesouso Municipal. O total de R$ 1,2 milhão deve ser investido na implantação da primeira Clínica Veterinária Pública de Araguaína e da Clínica de Saúde Mental.
Sintomas da Covid
Os moradores devem procurar as unidades de saúde quando apresentarem sintomas gripais leves como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e problemas no olfato ou no paladar. Nas unidades serão realizados teste de Covid.
Em casos mais graves como febre alta e dificuldade para respirar, o paciente será encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Pronto de Atendimento Infantil (PAI), para crianças.
O município ainda orienta que as vacinas disponíveis contra Covid-19 ajudam a evitar o agravamento da doença, hospitalização e óbitos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.